Foto de Diego Bresani
Montagem em teatro de sombras investiga memórias, afetos e estruturas sociais que moldam a identidade da mulher ao longo de gerações
Temporada gratuita em Ceilândia, Taguatinga e Gama. Estreia 17 e 18/10, no teatro Newton Rossi.
O que significa ser mulher hoje? Como memórias, símbolos e papéis herdados atravessam corpos e subjetividades ao longo do tempo? Essas perguntas orientam “Memória Matriz”, espetáculo de teatro de sombras da Cia Lumiato, que propõe uma experiência sensível e contundente sobre o universo feminino e seus múltiplos desafios. Em outubro, a montagem terá apresentações gratuitas no Teatro Newton Rossi (SESC Ceilândia), no Teatro Yara Amaral (SESI Taguatinga) e no Teatro Paulo Gracindo (SESC Gama), acompanhadas da oficina “Poéticas da Sombra – visualidades do teatro de sombras hoje”, voltada à formação artística.
Criada a partir de inquietações profundas sobre a condição da mulher na contemporaneidade, “Memória Matriz” convida o público a refletir sobre violência de gênero, heranças simbólicas e a construção social do feminino. Em um país onde os índices de feminicídio seguem alarmantes — e no Distrito Federal, em especial, permanecem entre os mais altos do país — a obra assume caráter urgente e necessário. Por meio de uma linguagem visual poética, a montagem transforma sombras, luzes, fotografia analógica e trilha sonora original em um espaço de memória e resistência.
Em cena, as relações entre mãe e filha se tornam metáforas potentes dos afetos, silêncios e padrões que se repetem de geração em geração, revelando como os papéis femininos são constantemente definidos, moldados e impostos pela sociedade. “Esses questionamentos me atravessam desde muito nova e, sem perceber, também acabei reproduzindo ao longo da vida certos comportamentos — talvez por medo de me arriscar, porque isso se torna muito difícil num mundo tão masculino”, compartilha Soledad Garcia, idealizadora e intérprete do espetáculo.
A artista destaca ainda que o trabalho nasce da observação da transmissão simbólica do feminino. “A gente traz a questão dessa construção social e de como esse corpo é moldado pela mãe, pela imagem social da maternidade, do matrimônio, do cuidado. É um ciclo que se perpetua e que precisamos revisitar para transformá-lo”, explica Soledad.
Sob direção da argentina Ana Alvarado — referência internacional no teatro de objetos e nas artes híbridas — e com atuação de Soledad Garcia e Katiane Negrão, “Memória Matriz” se constitui como um ato poético-político de resistência. Mais do que narrar histórias, a peça cria imagens que permanecem na memória e provocam o pensamento, questionando estruturas naturalizadas e abrindo caminhos para a liberdade e o reconhecimento.
Além das apresentações, a Cia Lumiato realiza a oficina “Poéticas da Sombra – visualidades do teatro de sombras hoje”, voltada a artistas, educadores e interessados na linguagem, reafirmando seu compromisso com a difusão dessa arte e com o debate crítico em torno das questões de gênero e sociedade.
Fundada em 2008 por Soledad Garcia e Thiago Bresani, a Cia Lumiato é pioneira na pesquisa e criação em teatro de sombras no Centro-Oeste e reconhecida nacional e internacionalmente por sua capacidade de unir técnica, poesia e compromisso social.
SERVIÇO
MEMÓRIA MATRIZ – Cia Lumiato
Espetáculo de teatro de sombras
Classificação indicativa: 16 anos
Entrada gratuita
SESC Ceilândia – Teatro Newton Rossi
(QNN 27, Área Especial, Ceilândia Norte)
· 17/10 (quinta-feira) – 15h – Sessão com audiodescrição e intérprete de Libras
· 18/10 (sexta-feira) – 20h – Sessão aberta ao público
Oficina – “Poéticas da Sombra – visualidades do teatro de sombras hoje”
· 18/10 (sexta-feira) – 14h às 18h
Público-alvo: artistas, educadores e interessados na linguagem
Inscrições: 23/09 a 13/10
SESI Taguatinga – Teatro Yara Amaral
(QNF 24, Área Especial, Taguatinga Norte)
· 29/10 (terça-feira) – 20h – Sessão aberta ao público
· 30/10 (quarta-feira) – 14h30 – Sessão com audiodescrição e intérprete de Libras
Oficina – “Poéticas da Sombra – visualidades do teatro de sombras hoje”
· 24/10 (quinta-feira) – 13h30 às 17h30 – Oficina fechada para alunos da Escola Bilíngue de Taguatinga
SESC Gama – Teatro Paulo Gracindo
(SCES Quadra 12, Área Especial – Gama)
· 31/10 (quinta-feira) – 20h – Sessão aberta ao público
· 01/11 (sexta-feira) – 20h – Sessão com audiodescrição e intérprete de Libras
Oficina – “Poéticas da Sombra – visualidades do teatro de sombras hoje”
· 01/11 (sexta-feira) – 14h às 18h
Público-alvo: artistas, educadores e interessados na linguagem
Inscrições: 10/10 a 27/10