Menos trânsito, mais convivência: a nova lógica das cidades chega a Aparecida de Goiânia

by Amarildo Castro

Novo Urbanismo chega a Aparecida de Goiânia com a implantação do bairro Cidade do AmanhãSecom/ Aparecida de Goiânia

  • Movimento do Novo Urbanismo chega de forma inédita a Aparecida de Goiânia através da CINQ Inteligência Urbana, que anunciou o primeiro lançamento da Cidade do Amanhã

A busca por menos tempo no trânsito, por maior convivência entre as pessoas e por ambientes mais naturais tem redesenhado o comportamento habitacional no país. A pesquisa “O Brasil que cresce: a vida nas cidades médias”, publicada em 2025 pela agência IMO Insights, especializada em dados e comportamento, indica que a migração rumo a municípios com 150 mil a 500 mil habitantes se intensificou. 

Eduardo-Oliveira-CINQ-Inteligência-Urbana

Os dados são um indicativo da procura por um novo padrão de vida urbana, mais focado em mais conexão entre pessoas e natureza, menos trânsito, elementos do Novo Urbanismo, movimento de planejamento urbano que nasceu nos anos 1980 como reação ao urbanismo modernista, que priorizou o automóvel e afastou as pessoas da rua.

Desde então, cases urbanos de sucesso ao redor de todo o mundo com base nesta nova lógica de habitação já são realidade, em cidades como Seaside, nos Estados Unidos, Vauban, na Alemanha, e Copenhague, na Dinamarca. No Brasil, os exemplos brilham em Pelotas, no Rio Grande do Sul, Palhoça, em Santa Catarina e em Campinas, São Paulo, e chega ao Centro-Oeste. Com a implantação do bairro planejado Cidade do Amanhã, Aparecida de Goiânia será a primeira  cidade da região a receber um projeto do novo urbanismo.

Group of friends enjoying sunset in park. Backs of man and women standing on grass together. Friends meeting concept

Com 310 hectares de área, o bairro irá abrigar empreendimentos para viver, trabalhar e se divertir. Além disso, trará soluções para que as pessoas ocupem e desfrutem o espaço urbano. Possuirá calçadas acessíveis e arborizadas para favorecer o caminhar, ruas livres cruzamentos, soluções sustentáveis de drenagem urbana e um parque criativo que, entre outros atributos, terá o papel de hub esportivo e cultural. A expectativa é que 16 mil pessoas vivam no local quando estiver totalmente implantado.

“O Novo Urbanismo é uma tentativa de resgatar um estilo de vida do qual todos têm saudade nas grandes cidades, é um resgate da felicidade através da feliz cidade”, disse o engenheiro Eduardo Oliveira, diretor da CINQ Inteligência Urbana, fazendo um trocadilho.

Em fevereiro, a CINQ, responsável pelo projeto, anunciou ao mercado imobiliário o primeiro projeto a integrar a Cidade do Amanhã: o condomínio horizontal Parqville Cerejeira. Mais de 1000 corretores de imóveis já estão se preparando para o lançamento ao público, previsto para o dia 28 de março. Com lotes com metragens que variam de 242m² a 962m², será o quarto condomínio da linha, que se consagrou proporcionar uma nova experiência de moradia. Oferecerá, assim como o masterplan do bairro, ruas sem cruzamentos e arborização, calçadas padronizadas, alamedas exclusivas para pedestres e praças e muitos equipamentos de lazer.

O bom momento de Aparecida

De acordo com o engenheiro Eduardo Oliveira, Aparecida de Goiânia está no momento certo para receber um projeto desta magnitude, superando completamente o estereótipo de “cidade dormitório”. “Aparecida passou por uma transformação de mobilidade urbana, onde foi promovida a integração de eixos viários que trouxeram a ligação norte-sul da cidade em todas as regiões, colocando-a em uma posição estratégica na região metropolitana de Goiânia”. 

Além do arranjo logístico favorável, o contexto econômico da cidade também é um atrativo para projetos urbanos. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 12 anos, a economia local cresceu 192%, impulsionada por mais de 108 mil empresas ativas na cidade. Em 2025, o Produto Interno Bruto (PIB) da cidade saltou de 16,9 bilhões para R$ 20,8 bilhões, superando Anápolis. 

O especialista faz um paralelo com o início da história de Goiânia e o Setor Sul, bairro a poucos metros do centro da capital planejada. Assim como este bairro da capital, a Cidade do Amanhã também está a poucos metros do centro de Aparecida de Goiânia. Eles ainda têm em comum a extensão similar e a ênfase presença da natureza. “Penso que Aparecida de Goiânia está tendo a mesma oportunidade que tivemos em Goiânia, no início de sua história, de se implantar uma cidade a partir do zero. Temos essa oportunidade, esse desafio e essa responsabilidade, de escrever essa história corrigindo erros do passado e trazendo novas soluções para a sociedade, que tanto anseia por qualidade de vida”, disse.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário