MG – Unaí agora tem UTI Pediátrica

by Amarildo Castro
Médicos, enfermeiros e técnicos, nutricionistas e fisioterapeutas da Medplus trabalham 24h na unidade intensiva com 6 leitos
O noroeste de Minas Gerais agora tem Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para crianças. Ela fica no Hospital Municipal de Unaí, tem capacidade para atender simultaneamente seis pacientes e conta com especialistas da Medplus para cuidar dos pequenos. São 30 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas e fisioterapeutas que passaram por treinamento especial e estão de prontidão na unidade. Com apoio do governo do Estado, que cedeu os equipamentos e da Prefeitura, que firmou o contrato com uma prestadora de serviços médicos, a região a 609 quilômetros da capital, Belo Horizonte, comemora a descentralização do cuidado intensivo para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

“São os primeiros leitos para tratar crianças em estado grave na região e isso é um marco importante para a saúde pública”, avalia Tiago Simões Leite, diretor médico da Medplus. Pediatra de formação, Simões Leite celebra a descentralização da atenção pública da saúde como um propósito de quem atua na área.

Essa visão é compartilhada com o secretário de Saúde, José Juliano Espíndula, que foi a Belo Horizonte negociar a vinda de monitores multiparâmetros, ventiladores pulmonares e eletrocardiógrafo para a unidade. “Para conseguir esses equipamentos em regime de urgência, confirmamos que muitas crianças estão sob risco de óbito, por não contarmos com UTI Pediátrica em Unaí. E não há vagas na região, nem para comprar leitos em hospitais particulares”, relatou o secretário. Segundo ele, a situação de emergência sensibilizou o governo que cedeu cerca de R$ 1 milhão em equipamentos para a cidade.

A UTI pediátrica da cidade começou a funcionar em julho. Os 30 profissionais se revezam no cuidado 24 horas sob a gestão da Medplus.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário