Divulgação/Shell / Shell Eco-marathon 2025
- Equipe Milhagem, da UFMG, vence com seus dois veículos, protótipo e conceito urbano. Pela primeira vez na história da competição todas as categorias tiveram vencedores
Rio de Janeiro, 28 de agosto de 2025 – A oitava edição da Shell Eco-marathon Brasil chegou ao fim nesta quinta-feira (28), no Pier Mauá (RJ), com resultados históricos e conquistas inéditas. Pela primeira vez, todas as categorias tiveram vencedores e, com 43 equipes participantes, esta também foi a edição com o maior número de competidores até hoje. Entre elas, o grande destaque foi a equipe Milhagem, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que brilhou ao conquistar o primeiro lugar em duas categorias: Protótipo – Bateria Elétrica (373,7 km/kWh) e Conceito Urbano – Combustão Interna (54 km/l). A disputa na categoria elétrica foi acirrada, com a equipe superando a segunda colocada por apenas 500 metros. Para ilustrar o feito, com apenas 1 kWh de energia, o veículo da UFMG seria capaz de ir do Rio de Janeiro até Ouro Preto (MG).

Conhecidos por tingirem os cabelos de azul durante a competição, os integrantes da Milhagem comemoraram com emoção a conquista. “Foi um ano de muito trabalho e grandes melhorias. Ainda não consigo acreditar em tudo isso. Minas Gerais é muito mais do que pão de queijo!”, celebrou Thiago Carvalho, capitão da equipe.
Outra equipe que fez história foi a Drop Team, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS Erechim), que se tornou pentacampeã e bicampeã consecutiva da Shell Eco-marathon Brasil. Com a marca de 699 km/l na categoria Protótipo – Combustão Interna, o grupo consolidou sua dominação, o equivalente a uma viagem de São Paulo a Florianópolis com apenas um litro de combustível. “Foi um desafio atrás do outro, mas conseguimos superar juntos. A cada ano aprendemos mais”, destacou Laisla Portella, capitã da equipe.
A edição também foi marcada por um feito inédito: a equipe GCEE foi a primeira da história da competição no Brasil a completar o percurso com um carro de Conceito Urbano movido a hidrogênio.
“Essa edição foi além de todas as expectativas. Recebemos mais de mil estudantes das redes públicas e particular do Rio de Janeiro, visitando, conhecendo e tendo contato com o que os universitários estão fazendo, construindo esses protótipos e levando para a pista. Esperamos que isso sirva de inspiração para uma nova geração de engenheiros, cientistas e jovens que vão ajudar a encontrar soluções energéticas para o futuro do país e do mundo. Essa edição da Shell Eco-marathon Brasil é um trampolim para a continuidade desse projeto, em que todos conseguiram entender um pouquinho mais do que é a Shell e tudo que a gente faz”, afirmou Glauco Paiva, gerente executivo de Comunicação e Marca da Shell Brasil.
Na categoria Protótipo – Hidrogênio, a equipe Eco Octano UFPR levou o primeiro lugar com 132 km/m³. Já entre os carros de Conceito Urbano – Bateria Elétrica, a vitória foi da Green E-Car, com 25 km/kWh.
Reconhecimento fora do pódio
A Yawara Racing, do CEFET de Nova Friburgo (RJ), estreou em 2025 e conseguiu levar seu protótipo elétrico à pista após apenas quatro meses de desenvolvimento. O feito chamou a atenção de outras equipes e da organização, destacando a dedicação dos estudantes.
A Shell Eco-marathon é uma das principais competições estudantis de eficiência energética do mundo. Voltada para estudantes de ensino médio técnico e superior, ela promove a inovação na mobilidade sustentável, incentivando o desenvolvimento de soluções energéticas e impulsionando talentos da ciência e engenharia brasileira.
Lista de equipes vencedoras:
Protótipo
Bateria elétrica
1º Milhagem UFMG BE (UFMG) – 373,7km/kWh
2º Borregos Racing (ITESM Aguascalientes) – 373,2km/kWh
3º E3 – Equipe de Eficiência Energética UFSC Florianópolis – 313km/kWh
Combustão interna
1º – Drop Team – IFRS Erechim: 699km/l
2º – Pato a Jato- UTFPR Pato Branco: 521km/l
3º – Pé Vermelho Efficiency Team (UTFPR Medianeira) – 134 km/l
Hidrogênio
1º – Eco Octano UFPR Hidrogênio (UFPR) – 132 km/m3
Conceito Urbano
Bateria
1º Green E-car (UTFPR Medianeira) – 25 km/kWh
Combustão interna
1º Milhagem UFMG ICE (UFMG) – 54km/l
2º Equipe ECOFET UC (CEFER MG) – 43km/l
Hidrogênio
1º GCEE (Unioeste Foz do Iguaçu) – 61km/m3
Sobre a Shell Eco-marathon
É a competição global da Shell que convoca estudantes universitários para projetar, construir e operar protótipos de veículos com maior eficiência energética do mundo. Ao longo dos últimos 40 anos, o programa tem dado vida à missão da Shell de impulsionar o progresso, fornecendo mais soluções energéticas mais limpas. Tudo em nome da colaboração e da inovação, à medida que as ideias dos estudantes ajudam a moldar um futuro com menos emissões de carbono. Na 8ª edição brasileira, a competição tem três categorias de energia: Combustão Interna (gasolina e etanol), Bateria Elétrica e Hidrogênio. Cada categoria conta com duas classes de veículos: protótipo e conceito urbano. Para serem avaliados, os veículos passam por inspeção técnica e devem percorrer um circuito com o mínimo de combustível possível. A equipe vencedora será a que fizer a maior distância com a menor quantidade de energia. A competição reúne cerca de 500 estudantes de várias regiões do Brasil e de países como Peru, Colômbia e México.
Sobre a Shell
Há 112 anos no país, a Shell Brasil é uma companhia de energia integrada, com participação nos setores de Petróleo e Gás, Soluções Baseadas na Natureza, Pesquisa & Desenvolvimento e Trading, por meio da comercializadora Shell Energy Brasil. A companhia está presente ainda no segmento de Biocombustíveis por meio da joint-venture Raízen, que no Brasil também gerencia a distribuição de combustíveis e lubrificantes da marca Shell. A Shell Brasil trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.
Fique por dentro das notícias da Shell Brasil: inscreva-se noShell Brasil News Alert