Monumento de São Francisco de Assis, padroeiro de Valparaíso-GO, completa 24 anos

by Amarildo Castro
  • Santo foi escolhido padroeiro da cidade ainda durante a primeira gestão na prefeitura local, quando o Executivo foi comandado por Zé Valdécio

POR AMARILDO CASTRO

A imagem de São Francisco de Assis, ‘eternizada’ em um canteiro central na Etapa A de Valparaíso de Goiás, ao lado da praça central e do comércio, relembra hoje um momento marcante para a cidade. A obra foi inaugurada em 4 de outubro de 2001, logo após o estabelecimento dos poderes Executivos e Legislativo na cidade, onde o prefeito local, à época, era Zé Valdécio, e seu vice, Juarez Sarmento. Neste sábado, 4, comemora-se o Dia de São Francisco de Assis, mostrando que a identidade do santo foi eternizada em Valparaíso.

É um momento especial para a cidade, essa data de 4 de outubro, quando é celebrado o Dia de São Francisco, nosso padroeiro. Acredito que o Santo tem sua parcela de colaboração em ajudar a cidade prosperar”, disse o ex-prefeito Pábio Mossoró, que recentemente recebeu da Câmara Municipal a Comenda São Francisco de Assis, a maior honraria concedida a uma pessoa da região.

Outra liderança local que recebeu a honraria este ano foi o secretário de Finanças de Valparaíso, Milton do Reis, o Miltinho: “São Francisco de Assis é nosso padroeiro, e sua imagem ajuda no crescimento da nossa cidade”, disse à época.

O nome do santo foi escolhido após um debate entre a prefeitura e igrejas locais, quando se buscava um nome santo como padroeiro para manter a serenidade da cidade, ajudar na prosperidade e ‘dar sorte’ também.

São Francisco de Assis foi o escolhidos, e com ajuda de voluntários, a estatueta do santo foi erguida na Etapa A em 4 de outubro de 2001.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário