Mulheres no comando: Capital Moto Week acelera o protagonismo feminino

by Amarildo Castro

Foto de Marcella Lasneux

  • De pilotos a produtoras, passando por artistas, empreendedoras e ativistas, valorização feminina é compromisso do festival, que acontece até 02 de agosto

O ronco dos motores ecoa em potentes frequências no Capital Moto Week 2025: vozes femininas e diversas ocupam o asfalto, os palcos, os motoclubes e o empreendedorismo. Até 02 de agosto, o Palco Lady Bikers é uma vitrine de talentos e histórias femininas, dando voz e visibilidade para a arte, os negócios e as lutas delas. Nesta sexta-feira (28), por meio do CB Talks, o maior festival de moto e rock da América Latina levou para o centro do debate o protagonismo feminino no universo do motociclismo e na sociedade. 

Moderadora do talk, a jornalista Samanta Sallum do Correio Braziliense, elogiou o trabalho de diversidade e inclusão realizado pelo CMW. “Você é um exemplo feminino que lida com o mundo corporativo, que cuida das pessoas, das finanças e, de forma especial, da responsabilidade social”, afirmou. Samanta destacou a relevância do festival para além do encontro de motos e do entretenimento: “Com essa vibração e efervescência, o Capital Moto Week atrai muitas marcas e parceiros de longa data”. 

A essência do festival falou mais alto: “Nós privilegiamos o público feminino da estrada aos palcos, dos motoclubes ao empreendedorismo e projetos sociais”, revelou Juliana Jacinto, CEO do festival. Segundo ela, o CMW se propõe a ser plataforma de promoção do respeito e valorização feminina a nível nacional – inclusive com investimento recorde direcionado ao público femino e às temáticas. “Acredito que o empreendedorismo é sobre conseguir olhar um cenário e ver possibilidades dentro dele e o Lady Bikers é um espaço específico para dar esse protagonismo ao empreendedorismo feminino”, destaca. 

Quem também integrou o CB Talks foi Celina Martins, a mineira que transformou o sonho de cruzar fronteiras em uma realidade épica. Aos 33 anos, com todos os estados do Brasil desbravados e desafios como a BR-319 e a mítica Ushuaia no currículo, Celina é a personificação da mulher motociclista moderna. Com mais de 500 mil seguidores, ela compartilha suas aventuras e inspira uma nova geração. “Tudo o que eu aprendi foi na estrada, não tive ninguém para me ensinar. Ver cada mulher aqui no festival pilotando, eu sinto que eu faço parte daquilo também”, relata.

Protagonismo femino

Entre outras iniciativas, o festival privilegia o público feminino com: 

● Pelo 6º ano seguido, o espaço temático Lady Bikers Sebrae é voltado para o empreendedorismo feminino com talks e shows de artistas mulheres. 

● Mais de 1 mil motociclistas mulheres ampliam sua presença no festival com sete motoclubes e motogrupos de mulheres que terão espaço próprio no festival.

Em espaço reservado e seguro, o #CMWPorElas acolhe e orienta mulheres que vivem situação de assédio, violência doméstica ou importunação sexual. 

● ELAS no Social | Na Vila do Bem, há ações voltadas para mulheres com ações de moda, artesanato e atendimentos de saúde e serviços sociais.

● Dentro de casa não poderia ser diferente, as mulheres dominam a equipe da CMW Entretenimento e representam 65% do total de colaboradores. 

ELAS nos Motoclubes | Mesmo sendo minoria em um universo dominado por homens, elas não se intimidam! O festival receberá nove motoclubes e motogrupos formados por centenas de mulheres motociclistas. São eles: Dorothys Brasília (DF), Ladies of The Road (DF), Brabas Motojipe (DF e GO), Mulheres de Royal (MG, DF e PR), Divas Sobre Rodas (DF), Ladies Pilotam (DF), Raposas (DF), Irmandade (BA) e Guerreiras MC (PR).

ELAS nos Palcos | O palco temático Lady Bikers Sebrae é dedicado ao empreendedorismo feminino, a apresentações, palestras e talk shows de artistas mulheres. Celebra o espírito das mulheres no motociclismo, proporcionando um ambiente para compartilhar experiências e fazer conexões. O espaço é ocupado por mulheres que lideram negócios, muitas vezes desafiando normas sociais e estruturas tradicionais. Entre os segmentos apresentados em parceria com o Sebrae DF, estão maquiagem, bijuterias rústicas, estúdio de tatuagem, moda e serviços de spa. A programação artística funciona todos os dias do festival, a partir das 12h. 

ELAS no Combate à Violência | O #CMWPorElas integra movimento de combate à violência contra a mulher. Em parceria com as Secretarias da Segurança Pública, da Justiça e Cidadania do DF, o CMW promove campanha de acolhimento de mulheres em situação de violência, assédio ou importunação sexual. O atendimento abrange mulheres cis, trans ou outras denominações, sem julgamentos ou discriminação. Esses canais servirão também para orientar como intervir e buscar auxílio em casos de violência – sendo vítima ou testemunha. 

SERVIÇO

Capital Moto Week 2025

Data: 24 de julho a 02 de agosto de 2025 

Local: Parque Granja do Torto | Brasília | DF

Instagram | Facebook | TikTok | @capitalmotoweek

Imprensa: (61) 99987-9915 | (61) 8112-2757 | (61) 8427-2785

Site oficial: www.capitalmotoweek.com.br

Ingressos: www.bilheteriadigital.com/capitalmotoweek

Banco de Imagens: Drive CMW | E-mail: imprensa@capitalmotoweek.com.br

Postagens relacionadas

Deixe um comentário