
- Imensa cratera, que agora está a cerca de 30 metros de uma das maiores BRs do país avançou em direção a via neste início de ano em três datas diferentes, mas gargalo na Justiça não deve ser resolvido de forma imediata e prefeitura não teria autorização para realizar obras no local
POR AMARILDO CASTRO
O problema é bem antigo, tem cerca de 25 anos, mas somente neste ano de 2025 ganhou uma dimensão maior e chamou a atenção da mídia local e regional. Estamos falando da imensa voçoroca que fica às margens da BR 040, perto do Shopping Brasil Center, em Valparaíso de Goiás.
Este ano, depois de um período ‘estabilizada’, a cratera voltou a aumentar de tamanho de forma assustadora após estouro de canos da Saneago, que foram instalados por ali para atender às novas demandas da cidade há cerca de oito anos, em especial, para atender ao shopping citado.
Assim, no início do último mês de fevereiro, houve um grande colapso, e a cratera voltou a aumentar de tamanho nos dias seguintes de forma mais discreta com a vota das chuvas, neste mês de março.

Apesar das inúmeras cobranças da mídia local, em especial o Blog do Amarildo, que já fez várias reportagens sobre o tema e vídeos, esta semana, a reportagem começou um trabalho mais minunsioso sobre a situação da voçoroca, e embora o trabalho de apuração ainda não tenha sido concluído, já ficou claro que a prefeitura local não tem autorização jurídica e muito menos dinheiro para resolver o problema.
Gargalo na Justiça
Em uma breve conversa com o vice-prefeito Waguinho na manhã desta sexta-feira, 28, mesmo de maneira informal, ele garantiu que a prefeitura aguarda um parecer da Justiça para ver que ‘caminho’ tomar em relação à voçoroca. “É uma obra muito cara, e que dependa do aval da Justiça porque o terreno lá é particular, então não podemos mexer por enquanto, e infelizmente, não podemos começar uma obra lá da forma que está a situação”, resumiu.

Em conversa com uma advogada que acompanhou o tema entre 2012 e 2013, a profissional, que por horas preferiu o anonimato, disse que tem um processo sobre a voçoroca na Justiça desde 2013, Esta semana, a pedido de colaboração do Blog do Amarildo, a profissional fará um levantamento completo da situação do processo, que, dentro do que for permitido por lei, será publicado em seguida pela reportagem.
Sem previsão de solução
Apesar de toda a exposição sobre a cratera, o fato é que a expectativa maior é que não há previsão de solução a curto prazo, e a voçoroca pode avançar sobre a BR 040 em tempo muito menor que o estimado, pode ser em questão de meses, segundo algumas pessoas ouvidas pela reportagem.
Por ali, não vale muito a questão de laudos de especialistas, mas sim, a quantidade de enxurrada que cai sobre a voçoroca, em especial de duas manilhas trazendo enxurrada de outros bairros. Dessa forma, a cada enchente dentro da voçoroca, a possibilidade de desabamento é grande e vem ocorrendo (mesmo que em volumes pequenos) quase todas as semanas desde o grande colapso de fevereiro último.
Leave a Reply