Neoenergia Brasília reforça operação e triplica efetivo para enfrentar temporada de chuvas no DF

by Amarildo Castro
  • Com plano robusto de contingência e investimentos, ação prevê suporte de outras empresas do grupo e ampliação dos canais de atendimento aos clientes

*Brasília, 14 de outubro de 2025* – Com a previsão de fortes chuvas, aumento na incidência de raios e ventos que podem chegar até 60 km/h, durante esse período no Distrito Federal, a Neoenergia apresentou hoje (14/10), o plano de contingência operacional e de atendimento, além dos investimentos realizados para essa estação aos administradores regionais e ao GDF. A distribuidora está preparada para triplicar o número de profissionais nas ruas e no Centro de Operações Integradas (COI), responsável por monitorar o sistema elétrico da capital 24 horas por dia, garantindo resposta rápida às ocorrências e segurança para a população.

O evento, realizado na Base Operacional da Neoenergia em Taguatinga, reuniu o diretor de Relacionamento com o Cliente da Neoenergia Brasília, Gustavo Álvares, o secretário de Governo do Distrito Federal, José Humberto Pires de Araújo, e os 33 administradores regionais do DF.

O reforço operacional inclui engenheiros, técnicos, eletricistas e equipes de comunicação, que permanecerão de plantão 24 horas durante todo o período chuvoso. Os canais de atendimento também estão prontos para operar em dobro, com reforço nos serviços por telefone (116), WhatsApp (61 3465-9318), aplicativo e Agência Virtual.

“Nosso compromisso é garantir que a população do Distrito Federal tenha um fornecimento de energia seguro e confiável, mesmo diante dos desafios do período chuvoso”, explica Carlos Henrique de Moraes Silva, diretor-superintendente Técnico da Neoenergia Brasília. “Reforçamos nossas equipes, investimos em tecnologia e infraestrutura, e seguimos atentos para agir com agilidade sempre que necessário”, finaliza o executivo.

José Humberto, secretário de Governo do DF, ressaltou os desafios enfrentados durante o período chuvoso e reconheceu o empenho da Neoenergia no atendimento às demandas das administrações regionais. Ele destacou a importância do trabalho da distribuidora, que presta um serviço essencial à população: “Sabemos que estamos entrando em um período desafiador por conta das chuvas, o qual requer um alinhamento com os administradores e proximidade ainda maior das regiões administrativas para respostas mais rápidas e efetivas. Para isso, contamos com os investimentos e o suporte da Neoenergia para garantir um atendimento célere e seguro à população do DF”, afirmou o secretário.

Mobilização do grupo

A mobilização da Neoenergia vai além do DF. A companhia estruturou um plano nacional de apoio entre suas cinco distribuidoras, com possibilidade de deslocamento de equipes, veículos e equipamentos para as regiões mais impactadas por eventos climáticos extremos.

Além da preparação emergencial, a concessionária já vinha investindo fortemente na manutenção preventiva da rede elétrica. Desde o início do ano, foram inspecionados mais de 9 mil quilômetros de rede, mais de 12 mil manutenções preventivas e realizadas mais de 30 mil podas de árvores em regiões estratégicas. O objetivo é reduzir os impactos de quedas de galhos e objetos sobre a fiação durante temporais.

*Investimentos* – Os resultados já são visíveis. Com os investimentos acumulados que ultrapassam R$ 1 bilhão em pouco mais de quatro anos — volume equivalente a 15 anos de aplicação da antiga CEB —, a qualidade do serviço evoluiu: a quantidade de interrupções caiu 39% em comparação com o mesmo período anterior. Todos os dados são auditados e divulgados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A Neoenergia Brasília planeja investir mais R$ 1,4 bilhão até 2029, focando na expansão, modernização e aumento da resiliência da rede elétrica da capital federal.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário