A cidade, que fica ao Sudeste de Goiás, recebe nos próximos dias 23, 24, 25 e 26 deste mês de maio, uma das festas religiosas e típicas mais tradicionais na história de Goiás
POR AMARILDO CASTRO
Tradição que é tradição tem que continuar, e no Estado de Goiás, as festas religiosas e típicas são comuns em várias cidades. É o caso da tradicional ‘Festa de Maio’, em louvor a Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia, que acontece em Nova Aurora, ao Sudeste do Estado, entre os dias 23 a 26 deste mês de maio. O evento faz ainda uma homenagem às raízes africanas no Brasil.
Um dos colaboradores, o jovem Delcimar Alves, o Buda, 1o Capitão no terno Moçambique Boa Vista do Quilombo, conta que este ano a organização precisou retardar a data do evento por conta de outra grande festa do gênero que aconteceu no início deste mês de maio, em Ouvidor. “A gente é tudo irmão, ajudamos uns aos outros, e tivemos moradores de Nova Aurora que foram para Ouvidor participar da festa lá, então tivemos que adiar nossa festa”, disse ao Blog do Amarildo.
Delcimar conta que este ano a festa completa 103 anos de realização, fé e devoção. Ele informa que a festa é realizada na Paróquia São Sebastião de Nova Aurora (Diocese de Ipameri). “Em 2025 a festa teve início no dia 02/05, entre os dias 02/05 a 11/05 aconteceu as novenas, procissões e missas. Devido ao choque das datas das festas das cidades vizinhas a parte da congada vai acontecer entre os dias 23/05 a 26/05 com a descida das bandeiras”, conta.
Delcimar Alves, um dos principais colaboradores da festa do Rosário em Nova Aurora-GO (foto)
“No 23/05 o dia já começa com os ternos se reunindo em seus quartéis por volta das 8 horas da manhã, onde fazem suas orações e seguem com destino a igreja e logo após, para o café da manhã. E assim começa às visitas programadas e também aquelas que vão surgindo por onde passamos, e assim, vamos até por volta das 17h”, diz.
No domingo (25/05) a festa conta com a presença do reinando (reinado da coroa) Rei, rainha, princesa e a Rainha da coroa. O grupo segue o reinado até a igreja para uma celebração a partir das 10hrs da manhã. Em seguida retorna para o almoço, nesse período, o reinado para e descansa, retornando à tarde para o encerramento da festa com a entrega da coroa e participação de todos os ternos de congo, que no total são três. São eles: terno de Congo Baiano Filho, terno Catupê Cacunda Flor de Maio e o terno de Moçambique Boa Vista do Quilombo. Esses são os três ternos de congo existentes atualmente na cidade de Nova Aurora.
Festa tem o apoio do prefeito local, Júnior Pimenta e seu vice, Danilo Araújo (foto)
Composição dos ternos
O terno de Moçambique tem como 1° capitão, Delcimar Alves, enquanto o Terno Catupê Cacunda Flor de Maio, 1° Capitão Matheus Alves Fidelis, 2° Capitão Pablo Gabriel G. Alves.
O Terno Baiano Filho tem como 1° Capitão, Divino José de Almeida, 2° Capitão João Antônio de Almeida. O reinado é composto pelo rei da congada Clerio José Cardoso, Rainha Jayce Silva Rocha, Rainha da Coroa Mariana Rocha Cardoso, Princesa Maria Clara Rocha Cardoso. Todos pais e filhas todos na mesma casa.
No domingo (25/05) acontece a entrega da coroa e o encerramento da festa. E na segunda-feira (26/05) todos os ternos se reunem para fazer a descida das bandeiras e entrega-las em seus respectivos mordomos da bandeira.
O que representa a festa para os participantes tradicionais
“Essa festa do Rosário para nós como membros fortes da congada ela é a nossa vida é a tradição que carregamos dos nossos antepassados, vinda do meu avô que passou para o meu pai, que passou para mim e que eu estou passando para o meu filho e sobrinho. Já estamos na quarta geração levando essa tradição. Meu filho é o segundo capitão do terno Catupê e meu sobrinho o primeiro capitão, terno esse fundado por mim e de grande importância”, diz Delcimar.
Ele diz que a finalidade maior é a busca de Jesus Cristo, sendo a Nossa Senhora a Intercessora do grupo junto a Jesus. “Essa festa é uma festa praticamente de família minha Irmã Wagna Aparecida Alves é coordenadora, minha prima e Presente Helena de Fátima Basílio. É uma festa familiar que envolve toda cidade, nós recebemos o apoio da comunidade e da Prefeitura Municipal de Nova Aurora em relação a festa do Rosario, contribuindo com donativos para realização da mesma”, relata.
A festa é realizada na Paróquia São Sebastião porque na cidade não temos a Igreja do Rosário. Onde sõ realizadas as novenas, as missas e o hasteamento das bandeiras. “Onde visitamos no período de festa que estamos dançando, porque temos sempre que caminhar com Deus, pois ele é o centro de tudo, tem Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia mas ele que nós guia para chegar a Deus”, conclui Delcimar.