- A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) anunciou reajuste de 8,56% no valor das passagens de ônibus entre o Distrito Federal e o Entorno, e assim, novos valores começam a valer no domingo (25)
Está cada dia mais difícil para os trabalhadores que moram na Região Metropolitana do Distrito Federal e precisam de transporte público para trabalhar em Brasília. Isso vale também para todos os usuários desse tipo de transporte. Na última sexta-feira, 23, o Diário Oficial da União divulgou decreto da ANTT anunciando mais um aumento no valor das passagens. Dessa vez o valor do aumento é de 8,56%. Assim, somente nos últimos meses, desde o início de 2023, quando o GDF repassou à ANTT a gestão do sistema, os aumentos passam de 40%.
Mesmo com muitas tentativas do Governo de Goiás e barrar esses aumentos, assim como articulações feitas pela Secretaria do Entorno, até agora nada mudou, e inclusive, o sistema não mostra nenhum tipo de melhoria, com ônibus velhos, e muitos deles não seguem sequer normas de segurança adequadas, como encosto de cabeça nos bancos, situação comum entre ônibus da viação CT Expresso. A situação já foi inclusive presenciada pela reportagem do Blog do Amarildo muitas vezes.
Prefeitura de Planaltina-GO entra na Justiça contra aumento
Em reação ao novo aumento das passagens, a Prefeitura de Planaltina de Goiás, com apoio do prefeito, entrou na Justiça contra o aumento. O mandatário do Executivo, delegado Cristiomário (PSL), afirmou ao site metropoles.com que o reajuste é absurdo e coloca em risco os empregos do moradores do Entorno contratados no DF. Na avaliação dele, o aumento “massacra” a população.
Tentativa da SEDF-GO por melhorias
Recentemente, o ministro dos Transportes, Renan Calheiros Filho, anunciou a formação de um Grupo de Trabalho dedicado a propor melhorias na gestão do transporte coletivo semiurbano de passageiros na área entre o Distrito Federal (DF) e municípios adjacentes. A iniciativa, em resposta a uma solicitação do Governo de Goiás encaminhada pelas secretarias Geral de Governo (SGG) e de Estado do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO), foi oficializada com a publicação da Portaria 129 no Diário Oficial da União, na última sexta-feira (16).
O Grupo de Trabalho inclui representantes do Governo Federal – por meio do Ministério dos Transportes (MT), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), da Infra S.A – e dos governos de Goiás e do DF. A missão mais urgente do GT trata-se da redução das tarifas do transporte interestadual para os usuários. Mesmo antes da portaria ser publicada, o GT realizou quatro reuniões desde janeiro.
“Temos discutido caminhos para mitigar o aumento tarifário previsto pela ANTT para este mês. Contudo, o nosso objetivo é assegurar uma tarifa justa a longo prazo, buscando alternativas como subsídios conjuntos entre União, Goiás e DF, porque é impraticável essa passagem de mais de R$ 10”, destacou Caroline Fleury, titular da SEDF-GO.
OS NOVOS VALORES DAS PASSAGENS
