Número 1 na redação do Enem vira motor de inclusão educacional no Paraná

by Amarildo Castro

Rede privada que assumiu gestão administrativa em escolas públicas lança reforço aos sábados para alunos do Ensino Médio

“Seria realmente justo comemorar se todos os estudantes tivessem as mesmas oportunidades no Brasil.” A frase do diretor-geral da Rede Apogeu, Makerley Arimateia, resume o sentimento diante do desempenho de destaque da instituição mineira no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. O Apogeu, em Juiz de Fora (MG), alcançou a maior nota do país na redação da prova e figura entre as 50 melhores no ranking geral do exame.

O resultado, porém, não é tratado como troféu isolado. Ele motivou novas ações da Rede Apogeu nas 16 escolas estaduais do Paraná cujas gestões administrativas a rede assumiu em 2024, por meio do programa Parceiro da Escola, do governo estadual. A novidade: aulas optativas aos sábados para alunos da 3ª série do Ensino Médio.

“O bom desempenho reforça nossa crença de que, com projeto de vida e estímulo, é possível transformar trajetórias. Mas a excelência só tem sentido se for compartilhada”, afirma Makerley. Segundo ele, os dados do Inep evidenciam a disparidade no ensino: entre as 50 melhores escolas no Enem, apenas três são públicas — todas federais. A primeira estadual só aparece na 57ª colocação.

As aulas aos sábados serão oferecidas a partir de agosto a 1.790 estudantes, com foco em revisão de conteúdo, preparação para o Enem, Saeb e simulados de vestibulares. A proposta foi testada com sucesso no primeiro semestre em duas escolas do programa: Anita Canet e Costa Viana, ambas em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba.

“A receptividade dos alunos foi excelente. Eles entenderam que é uma oportunidade real para sonhar mais alto”, afirma Fred Melo, diretor do APG.Gov, empresa da Rede Apogeu responsável pela operação nas escolas públicas.

Mesmo sem atuar na área pedagógica, os gestores da rede privada vêm colaborando com as direções escolares na adoção de boas práticas. “A expertise que eles trazem nos ajuda a pensar em soluções mais eficazes”, relata a professora de matemática Ana Cristina Stocco, diretora do Colégio Estadual Costa Viana, em São José dos Pinhais.

Para o diretor do APG.Gov, transformar o ensino exige mais que estrutura: é preciso fazer os jovens “vislumbrarem um futuro melhor”. Ele conclui: “Quando o aluno percebe que pode construir uma carreira, o estudo ganha sentido — e os resultados vêm naturalmente.”

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