O desafio para a deputada Dra Zeli para 2026: caminhar com apoio limitado de Mossoró

by Amarildo Castro

Atual secretário do Entorno-DF, embora seja do mesmo grupo político da atual deputada, e o principal ‘mentor’ de sua campanha em 2022 rumo à Assembleia Legislativa de Goiás, em 2026, estará (tudo indica) ocupado com sua campanha para federal, e já anunciou que vai trabalhar com Zeli em Valparaíso, mas cidades vizinhas, como Novo Gama, apoiará outro candidato para estadual

POR AMARIDO CASTRO

Com as proximidades das eleições 2026, o ‘xadrez’ da política na Região Metropolitana Sul começa a ser desenhado. Personalidades como os atuais deputados Dra Zeli, Lêda Borges, Wilde Cambão e Dr Célio Silveira devem continuar chamando atenção na região e dividindo votos. No entanto, o papel do ex-prefeito Pábio Mossoró, atual secretário do Entorno-DF é peça-chave nesse ‘jogo’.

Mossoró é o mentor da campanha da atual deputada Dra Zeli nas eleições de 2022, e a apoiou de ‘corpo e alma’, andou com Zeli praticamente durante toda a campanha como se estivesse disputando uma eleição o para si próprio, e comemorou muito a vitória de Zeli porque, além de ter uma liderança de seu grupo dentro da Assembleia Legislativa, mostrou à sua rival Lêda Borges que é um homem ‘poderoso’ no Entorno.

Mas agora o jogo muda, porque Pábio deve disputar as eleições para deputado federal, e se quiser vencer, vai precisar trabalhar muito duro, enfrentando de frente a arquirrival Lêda Borges. Assim, não terá todo tempo do mundo para novamente ajudar a Dra Zeli na reeleição da mesma forma de antes.

E na região surgiram novos interesses. Um exemplo é o apoio de Pábio ao pré-candidato Jerton Sodré, no Novo Gama rumo à Assembleia Legislativa de Goiás. Antes o apoio de Pábio a Zeli era irrestrito em todas as cidades do Entorno.

Assim, Zeli não terá, ao que tudo indica, um padrinho 100% como teve em 2022, porque Pábio terá muitas tarefas e objetivos, e não interessaria a ele, somente eleger Zeli, embora isso também seja importante ao que tudo indica.

Por outro lado, muitos dos antigos leitores de Zeli estariam meio ‘chateados’ com a deputada porque não teriam conseguido resolver algumas demandas na cidade, as quais eram esperadas. Teve bastante emenda da deputada para a cidade, teve, mas a política não ‘vive’ só de emendas, o jogo é muito mais complexo.

Esse jogo político envolve grupos religiosos, esporte, imprensa, entre outros. Agora é esperar a proximidade das eleições 2026 para como a carruagem segue. E vale destacar que alguns desses grupos têm uma força tremenda na cidade, o que é refletido na ‘hora h’ nas eleições.

Uma alternativa à deputada é se manter o mais ‘colada’ possível ao governador Caiado, já que ambos se dão muito bem, e claro, um deputado pode buscar votos em todas as cidades de Goiás, e não ficar preso a só uma delas. Hoje essa alternativa, talvez pode ajudar na reeleição de Zeli.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário