- Parlamentar, embora tenha sido ‘vista’ em gravações nas redes sociais, falando de seus projetos, em especial para a classe dos enfermeiros e Saúde, em eventos no Guará, RA onde mora, tem sido pouco vista em eventos oficiais na cidade
POR AMARILDO CASTRO
Um grande evento, a entrega dos ônibus ‘Zebrinhas’, onde a própria deputada Dayse Amarilio, em suas redes sociais, afirmou ter feito a indicação, mas nada da presença da deputada na entrega feita pelo administrador Artur Nogueira e a vice-governadora Celina Leão, e a parlamentar não compareceu. E assim tem sido em praticamente todos os eventos promovidos, em especial, com aliados do Governo Ibaneis Rocha. Nos últimos dias, Dayse tem publicado em suas redes sociais fortes críticas à Saúde, e nos bastidores, comenta-se que ‘uma ordem’ que teria vindo de ‘cima’, para que aliados se mantenham com certa distância da deputada, e isso poderia explicar a ausência de Dayse nos eventos oficiais do governo local.
A deputada Dayse durante entrega de honrarias na ADM do Guará em maio último: afastamento do Executivo local seria político?

Por outro lado, as eleições 2026 estão bem próximas, e no Guará, hoje ainda é tudo paz e amor, mas na hora do ‘vamos ver’, aliados ficam de um lado, não aliados, do outro. E a concorrência doméstica para vaga de parlamentar na Câmara Legislativa promete ser forte no Guará, com gente ‘da casa’ e de fora também disputando vaga.
Outro fato que pode ter ‘pesado’ no afastamento de Dayse de gente próxima ao governo local é a volta do ex-governador Rodrigo Rollemberg, que é oposição ao governo local e ‘manda chuva’ do PSB, mesma legenda da deputada.
Dayse tem muitos projetos interessantes para o Guará, mas politicamente, a ‘guerra’ para 2026, ano de eleição parece já estar anunciada. E esse ‘sumiço’ da deputada dos eventos pode estar relacionado com o clima eleitoral ou sua relação com o governo local.