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Segundo resultados da Prova Paraná, desempenho médio dos estudantes do 6º ano do ensino fundamental na disciplina saltou de 46,2% em 2021 para 55,5% em 2022 Parceria entre o governo paranaense e a plataforma Matific atende cerca de 130 mil alunos e 2,7 mil professores, de 1,8 mil escolas, em 399 municípios Alunos da rede estadual do Paraná estão na vanguarda do uso de tecnologias educacionais para combater a defasagem escolar no País e melhorar o aprendizado da matemática. A parceria entre o governo paranaense e a plataforma Matific, que oferece um sistema gamificado de aulas e exercícios, garantiu um desempenho médio de 55,5% dos estudantes na disciplina no último ano letivo, ante os 46,2% verificados no período anterior, quando não havia o uso do sistema de jogos matemáticos na grade curricular, segundo dados retirados da Prova Paraná, que mede a qualidade do ensino no estado para turmas do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. A plataforma de gamificação da matemática, que inclui sistema de inteligência artificial para gerar relatórios e orientar aulas e atividades de acordo com a evolução e necessidade de cada aluno, é utilizada por cerca de 130 mil alunos do ensino fundamental da rede estadual, beneficiando 5,1 mil turmas e 2,7 mil professores, de 399 municípios paranaenses, incluindo 32 Núcleos Regionais de Educação e 35 Técnicos pedagógicos. Quando se avalia os resultados da Prova Paraná dos anos 2020, 2021 e 2022, é possível medir os impactos que a plataforma de gamificação trouxe para o ensino de matemática em várias escolas. Por exemplo, o Colégio José de Anchieta, em Maringá, saltou de uma média de 53,9% em 2021 para 98,75% no último ano. Já o Colégio Nova Esperança, na cidade de Nova Esperança, obteve um desempenho de 66,27% em 2022, ante os 43,8% em 2021. O projeto é fruto de uma parceria entre a Secretaria Estadual de Educação do PR e a plataforma de tecnologia internacional Matific, com o objetivo de aperfeiçoar o ensino e aprendizagem de matemática para os alunos do 6º ano do ensino fundamental da rede pública. O sistema de gamificação conta com milhares de atividades, desafios e exercícios digitais de matemática, além de uma infinidade de planos de aula alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao currículo estadual do Paraná. “Acompanhando os resultados das avaliações diagnósticas da Prova Paraná, nós observamos que, desde que nós implantamos a Matific no sexto ano do ensino fundamental, e principalmente na última edição da Prova Paraná, realizada em dezembro, tivemos uma evolução significativa dos estudantes. Eles melhoraram muito a proficiência na matéria. Com estes resultados estamos satisfeitos e felizes com os resultados que a Matific vem entregando”, comenta Roni Miranda Vieira, Secretário de Educação do Estado do Paraná. ![]() “Com o avanço da internet e dispositivos de baixo custo é possível levar uma educação de qualidade para qualquer criança em cada canto do Brasil, sobretudo para os estudantes e as crianças, os chamados ‘nativos digitais’. Nosso grande objetivo é levar uma experiência matemática da mais alta qualidade possível”, conclui Szyller. Sobre a Matific (www.matific.com.br) A Matific é uma empresa startup internacional que desenvolveu um premiado sistema educacional de matemática, projetado por uma equipe de especialistas e professores de matemática, engenheiros de software e desenvolvedores de jogos. A pedagogia é baseada no trabalho do professor Raz Kupferman da Universidade Hebraica (Hebrew University) em Jerusalém, e do professor Shimon Schocken do Centro Interdisciplinar de Herzelia. O sistema Matific é adotado em mais de 60 países, com diversos prêmios internacionais por sua pedagogia e tecnologia. |