Paraná eleva desempenho dos alunos em matemática com plataforma de gamificação na rede estadual

by Amarildo Castro
Segundo resultados da Prova Paraná, desempenho médio dos estudantes do 6º ano do ensino fundamental na disciplina saltou de 46,2% em 2021 para 55,5% em 2022
  
Parceria entre o governo paranaense e a plataforma Matific atende cerca de 130 mil alunos e 2,7 mil professores, de 1,8 mil escolas, em 399 municípios
 
Alunos da rede estadual do Paraná estão na vanguarda do uso de tecnologias educacionais para combater a defasagem escolar no País e melhorar o aprendizado da matemática. A parceria entre o governo paranaense e a plataforma Matific, que oferece um sistema gamificado de aulas e exercícios, garantiu um desempenho médio de 55,5% dos estudantes na disciplina no último ano letivo, ante os 46,2% verificados no período anterior, quando não havia o uso do sistema de jogos matemáticos na grade curricular, segundo dados retirados da Prova Paraná, que mede a qualidade do ensino no estado para turmas do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.  
 
A plataforma de gamificação da matemática, que inclui sistema de inteligência artificial para gerar relatórios e orientar aulas e atividades de acordo com a evolução e necessidade de cada aluno, é utilizada por cerca de 130 mil alunos do ensino fundamental da rede estadual, beneficiando 5,1 mil turmas e 2,7 mil professores, de 399 municípios paranaenses, incluindo 32 Núcleos Regionais de Educação e 35 Técnicos pedagógicos.
 
Quando se avalia os resultados da Prova Paraná dos anos 2020, 2021 e 2022, é possível medir os impactos que a plataforma de gamificação trouxe para o ensino de matemática em várias escolas. Por exemplo, o Colégio José de Anchieta, em Maringá, saltou de uma média de 53,9% em 2021 para 98,75% no último ano. Já o Colégio Nova Esperança, na cidade de Nova Esperança, obteve um desempenho de 66,27% em 2022, ante os 43,8% em 2021.
 
O projeto é fruto de uma parceria entre a Secretaria Estadual de Educação do PR e a plataforma de tecnologia internacional Matific, com o objetivo de aperfeiçoar o ensino e aprendizagem de matemática para os alunos do 6º ano do ensino fundamental da rede pública. O sistema de gamificação conta com milhares de atividades, desafios e exercícios digitais de matemática, além de uma infinidade de planos de aula alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao currículo estadual do Paraná.
 
“Acompanhando os resultados das avaliações diagnósticas da Prova Paraná, nós observamos que, desde que nós implantamos a Matific no sexto ano do ensino fundamental, e principalmente na última edição da Prova Paraná, realizada em dezembro, tivemos uma evolução significativa dos estudantes. Eles melhoraram muito a proficiência na matéria. Com estes resultados estamos satisfeitos e felizes com os resultados que a Matific vem entregando”, comenta Roni Miranda Vieira, Secretário de Educação do Estado do Paraná.
 
“Como a pandemia trouxe à tona a grande defasagem educacional que o Brasil enfrenta, a Matific é hoje uma importante solução, que oferece uma experiência de aprendizagem personalizada e mapeada para o nível de habilidade de cada um, o que aumenta a confiança de uma maneira divertida e envolvente para o aluno, sempre acompanhado de perto pelo seu professor, que tem acesso a gráficos de desempenho para identificar estudantes com dificuldades ou facilidades na disciplina”, acrescenta Dennis Szyller, CEO da Matific Brasil.
 
“Com o avanço da internet e dispositivos de baixo custo é possível levar uma educação de qualidade para qualquer criança em cada canto do Brasil, sobretudo para os estudantes e as crianças, os chamados ‘nativos digitais’. Nosso grande objetivo é levar uma experiência matemática da mais alta qualidade possível”, conclui Szyller.
 
 
Sobre a Matific (www.matific.com.br)
A Matific é uma empresa startup internacional que desenvolveu um premiado sistema educacional de matemática, projetado por uma equipe de especialistas e professores de matemática, engenheiros de software e desenvolvedores de jogos. A pedagogia é baseada no trabalho do professor Raz Kupferman da Universidade Hebraica (Hebrew University) em Jerusalém, e do professor Shimon Schocken do Centro Interdisciplinar de Herzelia. O sistema Matific é adotado em mais de 60 países, com diversos prêmios internacionais por sua pedagogia e tecnologia.
 

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