Com a decisão da ANTT, tomada na última segunda-feira, dia 22, prejudica aproximadamente 380 mil trabalhadores que usam o transporte coletivo diariamente para deslocamento entre DF e Entorno
Na contramão dos esforços do Governo de Goiás e do Distrito Federal para o não aumento do valor das passagens entre cidades da Região Metropolitana com direção ao DF, ou vice-versa, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), autorizou desde o início da madrugada desta terça-feira, dia 23, um novo aumento para as passagens com reajuste na ordem de 2,9%. A decisão acaba com sequência de suspensões nos aumentos dos bilhetes desde fevereiro deste ano, a pedido do Governo do Distrito Federal (GDF) e do Governo de Goiás.
A ANTT ainda informou que até agora não haver uma justificativa para nova postergação, sob pena de comprometer o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos e a continuidade do serviço.
Dessa forma, aproximadamente 380 mil trabalhadores e usuários do sistema de transporte coletivo são afetados diretamente com o aumento desde o início da manhã desta terça-feira, dia 23.
A reportagem do Blog do Amarildo esteve em algumas paradas de ônibus coletivo às margens da BR 040, onde milhares de usuários usam esse serviço diariamente. Muitos sequer sabiam do aumento, e quem já tinha conhecimento, se mostrou surpreso por mais um aumento.
Ônibus velho de uma empresa que faz o transporte coletivo de Luziânia-DF ao Plano Piloto: reclamação de usuários

“O serviço é muito ruim, atrasa, ônibus velhos e sem nenhuma qualidade, deveriam era baixar o preço bastante, os carros são velhos e desconfortáveis, isso é revoltante”, comentou a moradora e Valparaíso, TC (preferiu não se identificar), que segue de ônibus para o DF diariamente para trabalhar.