Pasta social comandada por Maria do Monte entra na ‘guerra’ contra a dengue em Valparaíso de Goiás

by Amarildo Castro
  • Em entrevista ao Blog do Amarildo, secretária de Assistência Social fala do trabalho da secretaria em Valparaíso, destaca várias ações pela comunidade e diz que o trabalho para combater a dengue tem que partir de todos

POR AMARILDO CASTRO (Texto e fotos)

Uma das lideranças de maior destaque em Valparaíso de Goiás, a secretária de Assistência Social Maria do Monte, que está à frente da pasta pela segunda vez, mostra que tem ‘pé quente’ ao lado do prefeito Pábio Mossoró, e vem conduzindo a área social da cidade com bastante destaque.

Em entrevista ao Blog do Amarildo, Maria do Monte falou um pouco do seu trabalho e da sua equipe. “Já estive vereadora por duas vezes, mas na prática, o social é a minha origem, onde criei o Instituto Maria do Monte há mais de 20 anos”, diz.

Os trabalho à frente da Secretaria de Assistência Social, Maria explica que o ‘rescaldo’ da pandemia continua até hoje, e junta essa situação à epidemia de dengue, outro desafio. Ela explica que sua pasta entrou na luta contra a dengue há algumas semanas, em especial no trabalho de orientação e prevenção. Explica ainda que a pandemia coronavírus continua com seus efeitos colaterais e que até hoje muita gente ainda precisa de apoio porque perderam seus empregos e muitos ainda não conseguiram uma alocação de trabalho.

“Em muitos bairros há potencial para ‘criadouros’ do mosquito, porque muita gente ainda não tem a consciência dos cuidados, é sobre isso que a gente orienta, pede às pessoas para evitar recipientes que acumulem água, até mesmo plantas em uma varanda pode ser um problema, e a gente vem fazendo isso, essa orientação”

Maria do Monte, secretária de Assistência Social em Valparaíso de Goiás

Maria do Monte explica ainda que hoje todos os CRAS da cidade funcionam muito bem, e que a cidade tem diversos programas sociais, que muito tem contribuído com as famílias.

Um dos exemplos é o almoço solitário, que distribui na cidade todos os dias 200 marmitas, que são entregues nos CRAS, e atende à pessoas cadastradas no sistema da prefeitura. Assim, todos já sabem o dia que podem receber o almoço. Não conseguimos atender a todos diariamente, mas é uma boa ajuda essas 200 marmitas para famílias mais carentes”, cita.

Outro programa de sucesso são os cursos profissionalizantes, coordenados pelos CRAS e mais recentemente, também podem ser encontrados no Senai-Valparaíso, onde por meio de cadastro, é possível pleitear vagas para cursos de mecânica automotiva e de motos, marcenaria, corte e costura, entre outros.

ENDEREÇO DOS CRAS DE VALPARAÍSO DE GOIÁS

Postagens relacionadas

Deixe um comentário