DF – Prainha une a força da ancestralidade e grandes nomes do samba e do Axé na virada do ano 

by Amarildo Castro

No dia 30 as festividades se iniciam com o Entardecer do Ojás seguido do Samba de Roda Pé de Porteira, Nossa Galera e Dhi Ribeiro. No dia 31, a programação segue com a Festa de Iemanjá – com a realização de rituais religiosos afro-brasileiros, incluindo cortejo simbólico e a entrega de balaios e flores em homenagem a Iemanjá. Sobem ao palco Sambrasília, Uel, Rituais Religiosos Afro-brasileiros, Makumbá com Kika Ribeiro, Asé Dudu e Grupo Cultural Obará. No local, a virada do ano terá queima de fogos de oito minutos.

O sagrado e o festivo se encontram mais uma vez em um dos palcos mais emblemáticos e democráticos do Brasil. O Celebra DF 2026 convida o público para o tradicional “Réveillon da Prainha” (Praça dos Orixás), um evento que transcende a celebração da virada: é um manifesto de resistência, fé e valorização da cultura afro-brasileira às margens do Lago Paranoá.

Este ano, a programação destaca a tradição que transformou a Prainha em um verdadeiro santuário de diversidade no coração da capital federal. As festividades começam na terça-feira, dia 30 de dezembro, e seguem até a madrugada de 1º de janeiro, misturando a devoção religiosa com o melhor da música regional e afro.

Entardecer dos Ojás: uma tradição que se consolida- Ganhando força a cada edição e firmando-se definitivamente como uma tradição nas festividades da Praça dos Orixás, o “Entardecer dos Ojás” abre a programação na terça-feira (30), às 17h.

Mais do que o início das festividades, este momento se estabelece como um ato vital de afirmação política e espiritual dentro do calendário cultural do DF. A cerimônia marca o território, reafirmando o espaço como solo sagrado. 

Segundo os organizadores do evento, o ritual “rompe barreiras de preconceito e fortalece o reconhecimento das nossas raízes e expressões afro-brasileiras”.

A presença dos Ojás — tecidos sagrados que simbolizam proteção e hierarquia — serve como fio condutor para preparar o ambiente, limpando e energizando o espaço para o novo ano.

Atrações da noite- A terça-feira (30) celebra essa potência cultural com muita música de qualidade. O público será embalado pela raiz do samba com o Samba de Roda Pé de Porteira e a energia contagiante do grupo Nossa Galera. O encerramento da noite ficará por conta de Dhi Ribeiro, uma das vozes mais potentes e consagradas do samba no Distrito Federal, que promete um show inesquecível.

A virada e a grandiosa Festa de Iemanjá-  No dia 31 de dezembro, a tradição atinge seu ápice com a “Festa de Iemanjá”. A celebração de 2026 será marcada pela diversidade rítmica. A noite começa às 18h com o talento do Sambrasília e a originalidade de Uel. 

Após a virada, a festa entra madrugada adentro com atrações de peso: a  ancestralidade dançante do Makumbá com Kika Ribeiro; a percussão vibrante e histórica do bloco afro Asé Dudu e  o encerramento com a riqueza da cultura popular do Grupo Cultural Obará.

A partir das 21h, o público poderá acompanhar os emocionantes rituais religiosos, com o cortejo simbólico e a entrega de balaios e flores, renovando os pedidos de paz e prosperidade à Rainha do Mar.

Vale destacar que no local, a virada do ano terá a tradicional cascata de fogos na ponte Honestino Guimarães dentro de um show pirotécnico de oito minutos.

Programação Completa 

30 DE DEZEMBRO (TERÇA-FEIRA) 

 “O ENTARDECER DOS OJÁS”

17h00– Abertura: “Entardecer dos Ojás” (Ritual de marcação de território e resistência)

19h00– Samba de Roda Pé de Porteira

20h30– Nossa Galera

22h00– Dhi Ribeiro

31 DE DEZEMBRO (QUARTA-FEIRA) E 01 DE JANEIRO 

“FESTA DE IEMANJÁ”

18h00– Sambrasília

19h30– Uel

21h00 – Rituais Religiosos Afro-brasileiros (Cortejo e entrega de balaios)

00h30– Makumbá com Kika Ribeiro

02h00– Asé Dudu

03h00– Grupo Cultural Obará

Serviço:

Evento:  Celebra DF 2026 – “Réveillon da Prainha”

Data: 30 e 31 de dezembro de 2025 / 01 de janeiro de 2026

Local: Praça dos Orixás (Prainha), Lago Sul – Brasília/DF

Entrada: Gratuita

Classificação: Livre

Realização: Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (SECEC DF) e Federação de Umbanda 

Assessoria de Imprensa: Ísis Dantas

Contato: (61) 98115 -9068

WhatsApp Image 2025-12-26 at 23.42.00.jpeg

FOTOS: https://drive.google.com/drive/folders/1eoieV2Tq9hr1PqkX5yoCCmqpkuLXGnqo?usp=drive_link 

Postagens relacionadas

Deixe um comentário