- Mandatário do Distrito Federal anunciou na semana passada que concorre a uma cadeira no Senado
POR AMARILDO CASTR
As eleições 2026 ainda estão um pouco distante, mas as movimentações no Distrito Federal em torno do tema, nunca estiveram tão acelerados. De pesquisa antecipada trazendo a vice-governador Celina Leão (PP) ao anúncio do governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciando sua pré-campanha ao Senado, os bastidores ‘pegam fogo’.
Ibaneis Rocha, que vem se destacando na cidade com centenas de obras, especialmente com intervenções no trânsito, pelo jeito, acredita que vai conquistar uma vaga no senado. Ao visto, depois de dois mandatos de governador, o ‘homem’ tomou gosto pela política. Hoje, seu número de aliados pode ter aumentado depois das duas gestões à frente do GDF, e assim, muitos administradores regionais, alguns já amigos de longas datas, Artur Nogueira, do Guará, já garantiram que vão trabalhar por Ibaneis de ‘corpo e alma’, e isso pode ajudar.
No entanto, a disputa pelas duas vagas de senador no DF não deve ser tão fácil assim. Uma delas, muitos dizem que já ‘seria’ da ex-primeira dama do Brasil, Michelle Bolsonaro. E aí, além de Ibaneis, outras lideranças de peso podem buscar a vaga também, como Leila do Vôlei (PDT); Erica Koday (PT) e Fred Linhares (Republicanos). No entanto, com seus dois mandatos de governador do DF, Ibaneis pode ter mais facilidade pela conquista da vaga. É aguardar!