Pré-Enem de Quebradas abre inscrições para jovens da periferia com aulas gratuitas em quatro regiões do DF

by Amarildo Castro
  • Iniciativa de educação popular tem apoio da Secretaria Nacional da Juventude e visa ampliar o acesso à universidade pública para estudantes de escolas públicas

Brasília, julho de 2025 – Estão abertas as inscrições para o Pré-Enem de Quebradas, uma ação gratuita voltada para jovens das periferias do Distrito Federal que sonham com uma vaga no ensino superior. A iniciativa é fruto da articulação entre os projetos Jovem de Expressão, PedagoGinga e Confluências de Educação Popular, e conta com o apoio da Secretaria Nacional da Juventude.

Com início das aulas previstas para 11 de agosto, o curso vai oferecer turmas presenciais em quatro polos: Ceilândia Norte, Ceilândia Sul, Santa Maria e São Sebastião. Cada turma terá 30 vagas, e os participantes serão selecionados entre os inscritos. A proposta combina conteúdo para o Enem com metodologias de educação popular, apoio coletivo e fortalecimento do pensamento crítico.

Além das aulas regulares, os cursos oferecem rodas de conversa, materiais gratuitos e acompanhamento pedagógico com educadores populares e universitários que já passaram pelos mesmos desafios.

Locais das aulas presenciais:

  • Ceilândia Norte: Jovem de Expressão – de segunda a sexta-feira, à noite

  • Ceilândia Sul (CED 2): Confluências – aos sábados (aulões)

  • Santa Maria (CEM 404): Confluências – aos sábados (aulões)

  • São Sebastião (CEM 4): PedagoGinga – aos sábados (aulões)

Inscrições abertas:
Link do formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSemCw_Eer1wUsJzGmo-ErCOVnCQHcri4dq7rpY4xcVK61z3Pw/viewform

As vagas são limitadas e o processo seletivo será feito com base nas informações fornecidas pelos candidatos.

Mais de 100 aprovações já realizadas

A articulação entre os cursos já foi comprovada em mais de 100 aprovações em universidades públicas de todo o país. A nova edição, ampliada e com apoio institucional, visa alcançar ainda mais jovens que historicamente enfrentam barreiras de acesso à educação superior.

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