Professores de Taguatinga (DF) terão aula on-line sobre Educação Patrimonial

by Amarildo Castro
Inscrições seguem abertas até o dia 8 de setembro, por meio de formulário on-line
Professores e professoras da rede pública de ensino de Taguatinga (DF) podem se inscrever para a aula on-line gratuita, no dia 10 de setembro, às 15h, “Educação Patrimonial nas Escolas”, iniciativa do projeto Só Taguá Tem, projeto realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com o Instituto SOMA Cidadania Criativa e apoio do deputado federal Reginaldo Veras. As inscrições seguem abertas até o dia 8 de setembro, por meio de formulário on-line. Inscreva-se  clicando aqui.

Conduzida pela coordenadora pedagógica Luênia Guedes, a formação vai apresentar metodologias de educação patrimonial aplicáveis em sala de aula. Os inscritos terão ainda acesso à cartilha digital, com propostas de atividades pedagógicas que aproximam os estudantes dos patrimônios materiais e imateriais da região. 

Projeto Só Taguá Tem
Realizado pelo Instituto SOMA Cidadania Criativa e o Iphan, o projeto Só Taguá Tem inicia uma nova fase de suas ações, chegando ao ambiente escolar de Taguatinga. Após os encontros comunitários realizados em abril – que mapearam os patrimônios culturais da cidade a partir da escuta de moradores – e da produção de um mini-documentário sobre os patrimônios de Taguatinga, o projeto agora leva esse repertório para dentro das escolas, envolvendo professores e alunos em diferentes atividades. 

A programação está dividida em três frentes: compartilhamento de metodologia de educação patrimonial junto a educadores, exibição do filme original do projeto com direito a aula lúdica sobre os patrimônios de Taguá, e oficinas artísticas.

A segunda etapa acontece no dia 16 de setembro, quando os estudantes das escolas CEMTN, CEMAB e CEMI terão acesso exclusivo a uma aula lúdica sobre os patrimônios de Taguatinga, acompanhada da primeira exibição pública do Só Taguá Tem – O Filme. Produzido com base nos relatos coletados nos encontros comunitários, o filme apresenta personagens e narrativas que traduzem os grandes patrimônios materiais e imateriais da cidade. 

As sessões acontecem no Teatro SESC de Taguatinga Norte, às 10h e às 15h, e são abertas a toda a comunidade. Elas são precedidas de uma aula lúdica sobre os patrimônios de Taguatinga, conduzida pela drag queen clássica de Taguatinga, Linda Brondi. A atividade tem como objetivo aproximar os jovens de suas próprias histórias com Taguatinga, destacando o valor da preservação da identidade única que a cidade tem. 

Nos dias 17, 18 e 19 de setembro, as mesmas escolas recebem oficinas que exploram linguagens artísticas fortemente ligadas à identidade cultural de Taguatinga: o break e o slam. O grupo BSB Girls, coletivo feminino pioneiro de break dance no DF, apresenta a oficina de Break Dance, introduzindo fundamentos da dança urbana, musicalidade e expressividade. 

Já a oficina “Poetry Slam – A Arte da Batalha de Poesia Marginal”, conduzida por Mano Dáblio, rapper, poeta e slammer de Brasília, promove uma imersão na poesia falada e nas batalhas que se espalham pelo Brasil e pelo mundo, incentivando os estudantes a criarem uma performance.

Após essa etapa voltada às escolas, o projeto realiza um grande evento de encerramento, no qual os desdobramentos e resultados da iniciativa serão apresentados ao público mais amplo, incluindo os frequentadores da etapa de escuta comunitária. Mais informações serão divulgadas em breve. 

SERVIÇO
Aula online “Educação Patrimonial nas Escolas” – Formação para educadoresQuando: 10 de setembro (terça-feira), às 15hOnde: Online (link enviado aos inscritos)Público-alvo: Professores da rede pública de Taguatinga e educadores em geralInscrições gratuitas até 8 de setembro – Se inscreva
Mais informaçõesAssessoria de Comunicação Iphancomunicacao@iphan.gov.brGuilherme Gomes – guilherme.cardoso@iphan.gov.brwww.gov.br/iphanwww.instagram.com/iphangovbr/www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBrwww.youtube.com/IphanGovBr

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