- Cia Street Cadeirante se une à tradicional Quadrilha Santo Afonso para dois shows gratuitos
Fotos e release para download: https://drive.google.com/drive/folders/1ASyqRvIeOquP3V-pudHG3K_arfoa6zlY?usp=sharing
Puxe o fole, sanfoneiro, que a Quadrilha Inclusiva Street Cadeirante vai unir tradição e inclusão na temporada de arraiás da cidade de São Sebastião. No dia 26 de julho, o grupo se apresenta durante a festa junina que ocorre na Rua 26 do bairro Residencial do Bosque, às 21h30. Já em 27 de julho, o show será na Feira Permanente da cidade, às 09h, no estacionamento ao lado do Restaurante Comunitário.
O espetáculo é resultado de mais de um mês de ensaios intensos e do trabalho desenvolvido em cinco oficinas de dança adaptada, conduzidas por Daniel Barboza da Silva, marcador oficial da Quadrilha Santo Afonso e autor da coreografia. Carinhosamente apelidado pelos integrantes de Quadrilha Inclusiva Street Afonso, o grupo reúne dez bailarinos cadeirantes e dez não cadeirantes.
Para a apresentação, foram confeccionados 20 figurinos. Os vestidos das dançarinas cadeirantes foram cuidadosamente adaptados pela bailarina e estilista Ana Carolina Soares, permitindo que a dança com saias rodadas das quadrilhas mantivesse leveza e movimento mesmo sobre rodas.
“A Quadrilha Santo Afonso tem 18 anos de história e tradição aqui no Distrito Federal. Nós adaptamos as nossas tradicionais coreografias para ampliar o alcance da magia das quadrilhas juninas e realizar esse espetáculo inclusivo junto à Cia Street Cadeirante. Também trouxemos o conhecimento do nosso grupo para a elaboração do figurino que será usado nas apresentações”, explica Daniel Barboza da Silva.
A Quadrilha Inclusiva Street Cadeirante vem para mostrar que festa junina e alegria também são direitos de todos. Para Carla Maia, idealizadora do projeto, a dança vai muito além do movimento. “Dançar é expressão, é liberdade, é resistência e reinvenção do corpo. Em nosso grupo, celebramos todos os jeitos de se mover, cada pessoa no seu ritmo, no seu tempo. E é essa a nossa revolução: comemorar a vida, a tradição e a diversidade, convidando o público cadeirante a ocupar os espaços festivos da cultura popular brasileira”.
Os shows terão interpretação simultânea em LIBRAS. No domingo, também haverá audiodescrição.
Histórico: A Cia. Street Cadeirante é uma iniciativa pioneira em danças urbanas para pessoas com deficiência física no Brasil, criada há aproximadamente 7 anos, em Brasília. A Quadrilha é um desdobramento do projeto que, atualmente, conta com dois eixos: Street Cadeirante Show, grupo formado para apresentações, e o Street Cadeirante Virtual, que promove aulas on-line e gratuitas para pessoas com deficiência física em qualquer lugar do Brasil.
A companhia foi formada em 2018 e já dançou para grandes públicos, em eventos de destaque nacionalmente e em Brasília. O grupo dividiu os palcos com renomados artistas nacionais, como a Lexa, no Teleton, e já abriu o show super dançante da cantora Anitta. Também apresentou-se no “Capital Moto Week” e no quadro “The Wall”, do programa de Luciano Huck, além de ter participado do “Prêmio For The Brave”, em 2020.
A Quadrilha Inclusiva Street Cadeirante conta com recursos da Política Nacional Aldir Blanc e apoio do Ministério da Cultura e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal. A iniciativa tem como parceiros o Instituto Levvo, Instituto Mais Brasal, o grupo Coqueiro Materiais para Construção, a Cia Athletica e a In9ve Contabilidade.
SERVIÇO:
Apresentações Quadrilha Street Cadeirante
Quando: 26/07. Sábado, às 21h30.
Onde: Rua 26, bairro Residencial do Bosque – São Sebastião/ DF
Quanto: Entrada franca.
Quando: 27/07. Domingo, às 09h
Onde: Feira Permanente de São Sebastião (estacionamento ao lado do Restaurante Comunitário) – Quadra 101 Conjunto 01 – São Sebastião
Quanto: Entrada franca