Quadrilha Inclusiva de cadeirantes se apresenta pela primeira vez em São Sebastião

by Amarildo Castro
  • Cia Street Cadeirante se une à tradicional Quadrilha Santo Afonso para dois shows gratuitos

Fotos e release para download: https://drive.google.com/drive/folders/1ASyqRvIeOquP3V-pudHG3K_arfoa6zlY?usp=sharing

Puxe o fole, sanfoneiro, que a Quadrilha Inclusiva Street Cadeirante vai unir tradição e inclusão na temporada de arraiás da cidade de São Sebastião. No dia 26 de julho, o grupo se apresenta durante a festa junina que ocorre na Rua 26 do bairro Residencial do Bosque, às 21h30. Já em 27 de julho, o show será na Feira Permanente da cidade, às 09h, no estacionamento ao lado do Restaurante Comunitário.

O espetáculo é resultado de mais de um mês de ensaios intensos e do trabalho desenvolvido em cinco oficinas de dança adaptada, conduzidas por Daniel Barboza da Silva, marcador oficial da Quadrilha Santo Afonso e autor da coreografia. Carinhosamente apelidado pelos integrantes de Quadrilha Inclusiva Street Afonso, o grupo reúne dez bailarinos cadeirantes e dez não cadeirantes.

Para a apresentação, foram confeccionados 20 figurinos. Os vestidos das dançarinas cadeirantes foram cuidadosamente adaptados pela bailarina e estilista Ana Carolina Soares, permitindo que a dança com saias rodadas das quadrilhas mantivesse leveza e movimento mesmo sobre rodas.

“A Quadrilha Santo Afonso tem 18 anos de história e tradição aqui no Distrito Federal. Nós adaptamos as nossas tradicionais coreografias para ampliar o alcance da magia das quadrilhas juninas e realizar esse espetáculo inclusivo junto à Cia Street Cadeirante. Também trouxemos o conhecimento do nosso grupo para a elaboração do figurino que será usado nas apresentações”, explica Daniel Barboza da Silva.  

Quadrilha Inclusiva Street Cadeirante vem para mostrar que festa junina e alegria também são direitos de todos. Para Carla Maia, idealizadora do projeto, a dança vai muito além do movimento. “Dançar é  expressão, é liberdade, é resistência e reinvenção do corpo. Em nosso grupo, celebramos todos os jeitos de se mover, cada pessoa no seu ritmo, no seu tempo. E é essa a nossa revolução: comemorar a vida, a tradição e a diversidade, convidando o público cadeirante a ocupar os espaços festivos da cultura popular brasileira”.

Os shows terão interpretação simultânea em LIBRAS. No domingo, também haverá audiodescrição.

Histórico: Cia. Street Cadeirante é uma iniciativa pioneira em danças urbanas para pessoas com deficiência física no Brasil, criada há aproximadamente 7 anos, em Brasília. A Quadrilha é um desdobramento do projeto que, atualmente, conta com dois eixos: Street Cadeirante Show, grupo formado para apresentações, e o Street Cadeirante Virtual, que promove aulas on-line e gratuitas para pessoas com deficiência física em qualquer lugar do Brasil.

A companhia foi formada em 2018 e já dançou para grandes públicos, em eventos de destaque nacionalmente e em Brasília. O grupo dividiu os palcos com renomados artistas nacionais, como a Lexa, no Teleton, e já abriu o show super dançante da cantora Anitta. Também apresentou-se no “Capital Moto Week” e no quadro “The Wall”, do programa de Luciano Huck, além de ter participado do “Prêmio For The Brave”, em 2020.

Quadrilha Inclusiva Street Cadeirante conta com recursos da Política Nacional Aldir Blanc e apoio do Ministério da Cultura e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal. A iniciativa tem como parceiros o Instituto Levvo, Instituto Mais Brasal, o grupo Coqueiro Materiais para Construção, a Cia Athletica e a In9ve Contabilidade.

SERVIÇO:

Apresentações Quadrilha Street Cadeirante
Quando: 26/07. Sábado, às 21h30.
Onde: Rua 26, bairro Residencial do Bosque – São Sebastião/ DF
Quanto: Entrada franca.

Quando: 27/07. Domingo, às 09h
Onde: Feira Permanente de São Sebastião (estacionamento ao lado do Restaurante Comunitário) – Quadra 101 Conjunto 01 – São Sebastião

Quanto: Entrada franca

Postagens relacionadas

Deixe um comentário