- Brasília iguala nesta quinta-feira (3/10) um recorde de seca de 1963. Com 163 dias sem nenhuma chuva, moradores têm desafios diversos, como secura, queimadas e falta de água em alguns cursos utilizados para irrigação
TEXTO E FOTO: AMARILDO CASTRO
Brasília, regiões administrativas e maioria do Entorno-DF estão sem uma gotinha de chuva há 163 dias, e se assim permanecer mais um dia, a região vai bater recorde histórico de seca nesta sexta-feira, dia 4 de outubro, quando a mesma região chegará a 164 dias em chuvas, igualando o período de maior seca registrado em Brasília, que aconteceu na década de 1960.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura máxima em Brasília chegou a 34,4ºC na última quarta-feira (2/10), com umidade relativa do ar em torno de 12%.
Essas condições (do clima), tem mudada a rotina de muita gente. Algumas escolas de região cancelaram as atividades esportivas por causa da baixa humidade, alguns cursos de água secara, outros estão mais poluídos do que o normal, como é o Córrego Guará, que além da seca, ainda sofre com despejo de dejetos por parte de canais clandestinos.
Segundo o Inmet, chuva mesmo na região é esperada somente a partir do dia 10 de outubro.