Rumo ao JEBs: Finais do vôlei escolar vão definir representantes do Time RJ

by Amarildo Castro
  • Jogos acontecem na zona oeste do Rio de Janeiro, com entrada gratuita

Neste fim de semana (23 e 24/08), o Rio de Janeiro será o centro das atenções no cenário do esporte escolar, com as disputas decisivas do torneio de vôlei dos Jogos Escolares do Estado do Rio de Janeiro (JERJ). As partidas acontecem a partir das 8h, em dois locais: o Ginásio Educacional Olímpico Isabel Salgado, na Barra da Tijuca, e o Rio Spin, no Recreio. A entrada é gratuita.

O grande destaque é a final marcada para domingo (24), que definirá as equipes que representarão o estado nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), principal competição nacional da modalidade escolar, organizada pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE).

-Os Jogos Escolares cumprem um papel fundamental na formação esportiva de base, identificando talentos e promovendo o desenvolvimento físico, social e emocional dos jovens atletas. Investir nessa estrutura é garantir que o Rio de Janeiro siga como referência nacional na formação de atletas e no fortalecimento do esporte educacional. Cada etapa representa um avanço na construção de uma política esportiva sólida, integrada e inclusiva – ressaltou o secretário de Esporte e Lazer, Rafael Picciani. 

Nos Jogos Escolares do Rio de Janeiro, estudantes de 11 a 17 anos competem em 20 modalidades individuais e coletivas. As etapas classificatórias abrangem as cinco regiões do estado.  Este ano, o torneio bateu recorde histórico de participação, com mais de 9 mil estudantes inscritos de escolas públicas e privadas de todas as regiões do estado, quase o dobro do recorde anterior, que era de pouco mais de 5 mil atletas.

Além de troféus e medalhas, os vencedores ganham a oportunidade de representar o Rio de Janeiro no Jebs, organizado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), e nos Jogos da Juventude, organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).  O projeto não tem custo para as escolas e os alunos recebem um kit participante cedido pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, que também presta apoio logístico na competição.

A Companhia Estadual de Águas e Esgotos (CEDAE) é responsável pelo fornecimento de água potável aos atletas durante os Jogos, em conformidade com a Lei da Hidratação, que obriga a oferta gratuita de água potável em eventos esportivos e culturais.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário