CAP-TEA / Foto Dales Hoeckesfeld
Cerimônia aconteceu nesta quinta-feira, 28
A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e a Prefeitura de Itapema promoveram, nesta quinta-feira, 28, a solenidade de abertura do Centro de Atendimento à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CAP-TEA).
Localizado na Rua 708-A, no Bairro Casa Branca, o espaço irá atender cerca de 400 usuários e realizar 7 mil procedimentos por mês. A unidade é destinada a pacientes com idade entre 0 e 14 anos e conta com uma equipe multidisciplinar formada por mais de 50 profissionais de áreas como fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicopedagogia e neuropsicologia.
A Univali é responsável pela condução técnico-assistencial do CAP-TEA. A pró-reitora de Ensino, professora Priscila de Souza, salienta que o espaço tem estrutura completa para realizar acolhimento, diagnóstico e terapias especializadas. “Esse serviço representa um avanço histórico para o município, para a região e, principalmente, para as famílias que aqui serão atendidas, garantindo não apenas o suporte clínico e terapêutico como também a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas. Vamos trabalhar para que cada usuário tenha um plano singular e adequado às suas necessidades e potencialidades”.
O CAP-TEA tem ambientes como salas de integração sensorial, brinquedoteca e consultórios. Cerca de 60 câmeras de segurança com reconhecimento facial foram instaladas para garantir segurança e organização no atendimento.
Além da comunidade acadêmica, o evento reuniu autoridades dos poderes executivo e legislativo municipal, estadual e federal.
“Mais do que inaugurar um prédio bonito, a gente queria garantir um atendimento de qualidade, com equipe completa e cuidado de verdade. Esse centro é um marco para Itapema e um dos maiores investimentos já feitos no Brasil para atendimento à pessoa com TEA. Estou muito emocionado de ver esse sonho se tornar realidade”, destacou o prefeito Alexandre Xepa.
“Para a Univali é um imenso orgulho fazer parte desta iniciativa e poder colocar nossas equipes e nossa experiência à disposição do município de Itapema, dando vida a este projeto transformador. Reitero o nosso compromisso institucional com a qualidade dos serviços que aqui serão ofertados, levando em consideração as necessidades cognitivas, emocionais, motoras e sociais de cada usuário atendido”, enfatizou o reitor, professor Valdir Cechinel Filho.
O atendimento à comunidade terá início nesta sexta-feira, 29.