Guia das Padarias do Estado de São Paulo, 2a. edição (foto: Leiz Lima/Setur-SP)
- Maior feira de panificação da América Latina segue até sexta-feira (25). Estado tem o maior número de padarias do Brasil
Quem resiste ao cheirinho de uma fornada de pães? Em São Paulo, seja na capital ou nos municípios do interior e litoral, a preferência pelo pãozinho na chapa – com manteiga ou saída com requeijão- é tradição gastronômica. Esta paixão tornou-se as padarias e lanchonetes que servem o pãozinho acompanhado do café, outra paixão por aqui, ou com leite, um ponto de encontro nos estabelecimentos.
Não à toa, os paulistas lideraram o consumo de pães no Brasil, com 38,51% da preferência nacional, segundo pesquisa da VR. O estado concentra o maior número de padarias do país: são aproximadamente 18 mil estabelecimentos. Trezentos deles estão catalogados no Guia das Padarias , publicação da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP).
O queridinho dos paulistas está em evidência até dia 25 de julho na 30ª edição da FIPAN — Feira de Panificação e Confeitaria da América Latina, no Expo Center Norte, na capital. Promovida pelo SAMPAPÃO, a feira reúne mais de 59 mil profissionais do setor e cerca de 450 expositores, com 1.500 marcas espalhadas por quatro pavilhões. Além de equipamentos e novidades do setor, o evento comemora o impacto econômico e cultural da panificação no Brasil, que movimenta cerca de R$ 15 bilhões por ano.
O Secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, esteve na abertura da feira e destacou as ações da pasta e sobre o Guia. “Estamos na segunda edição desta publicação que traduz uma paixão inquestionável do nosso povo. Um patrimônio gastronômico. Reunimos 300 padarias de diferentes regiões do estado, acrescentamos informações sobre acessibilidade, atendimento em idiomas diversos, práticas sustentáveis e ações de inclusão social”, apontou.
Responsável pela FIPAN e presidente do SAMPAPÃO, Rui Manuel Rodrigues Gonçalves, mostrou todo seu otimismo com a expressiva participação do público e profissionais do setor no evento. E ressaltou: “estamos na 30ª edição que se traduz em um marco histórico, para comprovar a importância da cadeia produtiva da panificação, além da geração de grandes ofertas de negócios”.
No estande da Setur-SP dentro da feira, o público pode conferir atrações gastronômicas, aulas-show e degustações com produtores do programa Sabor de SP, como o Sítio Olho D’Água (café), Fazenda Atalaia (queijos), De Paula Charcuterie (charcutaria) e PottoP (antepastos e geleias). No primeiro dia, o destaque ficou com a conta da aula-show do padeiro Renan Botelho, da Padaria Estado Luso, que conquistou o público com seus pães artesanais.
Ao longo da programação, as padarias presentes no Guia também participam de atividades interativas com o público, oferecendo experiências que unem turismo, gastronomia e afeto.
A FIPAN segue até sexta-feira (25), com uma programação intensa e deliciosa. E para os apaixonados por padarias, o Guia das Padarias do Estado de São Paulo é um convite a explorar o estado por meio de seus pães, balcões e histórias.
Serviço
O que: 30ª FIPAN
Quando: 22 a 25 de julho
Horário: das 13 às 21 horas
Local: Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo, SP