- Ação está programada para a próxima segunda-feira, dia 28 de dezembro (Imagem gerada por IA)
O Distrito Federal vai liberar na próxima segunda-feira, dia 28, 1.689 detentos do regime semiaberto no último saidão de 2025. A saída temporária teve início nesta segunda-feira (22) e os beneficiados devem retornar às unidades prisionais até o dia 26 de dezembro. As informações são do site jornaldemocratico.com.br
De acordo com o portal, segundo a Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal, entre os detentos liberados estão 61 mulheres. A operação ocorreu nas primeiras horas do dia, com liberações realizadas entre 4h e 10h da manhã, conforme planejamento do sistema penitenciário.
O benefício é concedido exclusivamente a presos do regime semiaberto que receberam autorização individual da Vara de Execuções Penais do DF. A saída temporária é prevista na Lei de Execução Penal e permite que o detento deixe o presídio sem vigilância direta para visitar familiares ou exercer atividades externas de estudo e trabalho.
A Seape reforça que o não retorno na data e no horário estabelecidos caracteriza fuga, resultando na perda do direito ao regime semiaberto e na adoção das medidas legais cabíveis.
A Vara de Execuções Penais definiu, por meio da Portaria nº 01/2025, nove saídas temporárias ao longo do ano, somando 35 dias. Esta é a última liberação prevista no calendário de 2025.
Denúncias ou informações sobre custodiados que não retornarem podem ser feitas de forma anônima à Polícia Penal do DF pelo telefone 61 99666 6000.
Fonte: jornaldemocratico.com.br