- Para evitar falhas humanas e agilizar o processo com mais precisão, a Vaapty criou uma perícia cautelar por IA
Na hora de vender ou comprar um carro usado, um dos passos mais importantes e negligenciado por muitas pessoas, é a realização da perícia cautelar veicular, um laudo técnico elaborado por empresas especializadas, que avalia as condições estruturais, identificação do veículo, originalidade e possíveis sinistros. Mais do que uma formalidade, é uma garantia de que o veículo não tem um passado comprometedor ou que possa ser algo prejudicial no futuro.
Embora seja cada vez mais exigida por instituições financeiras e seguradoras, a perícia cautelar deveria ser vista como uma etapa indispensável por qualquer consumidor na hora de comprar um veículo.Líder no franchising de intermediação de venda de carros no Brasil, a Vaapty reconhece a importância desse processo e, para evitar erros e garantir mais segurança nas negociações, passou a adotar o uso da Inteligência Artificial (IA).
- “O VA Autocheck faz a perícia dos carros de forma muito mais rápida e precisa, com o objetivo de mitigar falhas. Com uma análise mais segura, a pessoa que levou o carro para vender pode conseguir valores melhores nessa perícia e quem vai receber o veículo, tem mais tranquilidade de saber o que de fato está comprando”, explica Ycaro Martins, CEO e sócio-fundador da Vaapty.
Com mais de 20 anos de experiência no setor automotivo, Ycaro selecionou cinco pontos fundamentais que merecem atenção redobrada durante a realização da perícia cautelar:
- Chassi e numeração de motor
É essencial verificar se os números do chassi, motor e câmbio estão intactos, sem sinais de adulteração, lixamento ou remarcação. Segundo especialistas, qualquer inconsistência desses elementos pode indicar clonagem, roubo ou sinistro, além de impedir o licenciamento.
“O chassi é o DNA do carro. Se ele está comprometido, o veículo pode ser considerado inservível para uso legal. Com o uso da IA, rapidamente isso é detectado”, explica o CEO da Vaapty.
- Estrutura da carroceria
A perícia identifica se o veículo sofreu colisões graves, com danos estruturais em longarinas, colunas ou travessas. Muitas oficinas mascaram esses reparos, mas com a IA e câmeras térmicas, é possível revelar as marcas invisíveis de um passado problemático.
- Histórico de leilão e sinistros
Um carro pode parecer impecável à primeira vista e ainda assim ter sido arrematado em um leilão de seguradora, após perda total. A perícia levanta o histórico de passagem por leilões, indicando se o veículo já foi considerado irrecuperável. Isso impacta tanto na segurança quanto na desvalorização futura.
- Autenticidade
Vidros com datas incompatíveis com o ano do carro, etiquetas com fontes desalinhadas ou lacres da placa violados podem revelar que o veículo passou por desmontagem, adulterações ou troca de peças após sinistro. São detalhes sutis que apenas uma análise minuciosa consegue identificar.
Na Vaapty, a IA começa no momento em que o vistoriador abre o sistema, que pede a foto do veículo e explica como que essa deve ser tirada, por exemplo: é lateral dianteira a direita, se ele tirar uma foto da traseira, tecnologia sinaliza o erro e manda repetir.
São mais de 30 fotos tiradas e após a coleta ser finalizada, o sistema faz uma nova releitura e o servidor detecta os danos, riscos e mudança de cor que vai para uma análise posterior, que inclui a validação e a conclusão do laudo.
“O processo é tão seguro que a primeira checagem é do vistoriador, que está coletando as informações, depois passa pela IA durante as fotos e o banco de dados. Em seguida, essas informações vão para uma mesa de análise com vistoriadores experientes para fazer a avaliação de cada foto. Junto a tudo isso, temos um seguro e uma pesquisa veicular completa, que fica dentro do laudo acoplado, que inclui todo o histórico do carro, desde quando ele foi fabricado, se passou por recall, se tem leilão, sinistro, débito ou se ele tem gravame. Isso é importantíssimo também para a conclusão do laudo, com uma informação fidedigna daquilo que o comprador está adquirindo e o que o vendedor está ofertando”, explica o CEO da Vaapty.
- Pendências administrativas e bloqueios
Além da análise física, a perícia inclui uma varredura documental, verificando se há restrições judiciais, financeiras, bloqueios ou alienações. Um carro bonito, mas com restrição de circulação ou com busca e apreensão decretada, pode virar dor de cabeça e prejuízo.
Sobre a Vaapty
A Vaapty é líder do franchising no segmento de intermediação de venda de veículos do Brasil. Fundada em 2020 pelo CEO Ycaro Martins, com mais de 20 anos de experiência no setor automotivo, a empresa busca inovar, tornando a negociação de carros mais segura, sem burocracia e em 40 minutos. Em 2021 virou a chave com franquias, em 2024 chegou a 350 unidades vendidas pelo país e é líder absoluta de mercado. Para 2025 o objetivo é vender mais de 500 unidades e faturar R$2.2 bilhões. A marca foi chancelada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) com o selo de excelência 2024 e já movimentou mais de R$ 2 bilhões em vendas de veículos.