Vai fazer o PAS/UnB? Confira as regras do exame para não perder pontuação

  • Especialista do Colégio Mackenzie Brasília dá dicas de como realizar uma boa prova

Faltam 16 dias para o início da realização das provas do Programa de Avaliação Seriada (PAS). O exame dos subprogramas 2024-2026 (PAS 1) acontece no dia 15 de dezembro; já o de 2023-2025 (PAS 2) será aplicado no dia 8 de dezembro; e os testes de 2022-2024 (PAS 3), no dia 1° de dezembro. A preparação nesta reta final é muito importante, e segundo o coordenador do Ensino Médio no Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília (CPMB), Ênio César de Moraes, é fundamental conhecer “as regras do jogo”, visto que, por conta dos critérios de correção, os escores brutos e o argumento final do candidato podem até ficar negativos, conforme o desempenho do candidato.

O PAS, que é um processo seletivo para ingresso na Universidade de Brasília (UnB), é realizado ao longo de três anos consecutivos, que no caso permite o ingresso do candidato ainda no primeiro ano do ensino médio. Porém, quem não está inscrito no ensino médio também pode realizar a prova desde que não haja coincidência de datas e horários das avaliações. Em cada etapa do processo seletivo, é aplicada uma prova de conhecimentos e uma prova de redação em língua portuguesa, de caráter classificatório e eliminatório.

De acordo com Ênio, as provas do PAS/UnB exigem conteúdo, resistência e, em especial, o conhecimento das regras: a existência de fatores de correção e a aplicação da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Em ambas as situações, a depender das estratégias adotadas, dois candidatos com nível de conhecimento similar podem obter desempenhos distintos. Outra questão importante é a redação, que tem caráter eliminatório e classificatório, sendo importante considerar a possibilidade de solicitação de outros textos além dos argumentativos, como resumos, cartas, propagandas e textos informativos.

“No caso do PAS/UnB, tem-se o seguinte cenário (simplificado): itens do tipo A (certo ou errado): valem 1 vez, e um errado anula um certo; itens do tipo B (resposta numérica de 000 a 999): valem 2 vezes, e o erro não gera punição; itens do tipo C (múltipla escolha): valem 2 vezes e, a cada três errados, perde-se um certo e itens do tipo D (resposta construída): valem 3 vezes, e o erro não gera perda de ponto.  De forma prática, em relação ao tipo A, um erro custa caro, então é preciso cautela ao arriscar — e esse tipo de item representa cerca de 80% da prova. No caso do tipo C, o risco pode ser calculado, já que são três erros por um certo. Em relação aos do tipo B e D, vale a pena arriscar. No caso deste último, vale dizer, o candidato pode obter frações da pontuação, com acertos proporcionais”, comentou o especialista.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*