- Embora divulgação da definição para apoio do prefeito Mossoró nas eleições 2024 em Valparaíso de Goiás só deve ser anunciada em meados de abril deste ano, nos bastidores, o nome para representar o grupo já estaria definido
POR AMARILDO CASTRO
Não tem em Valparaíso de Goiás outro tema que vem dando mais ‘ibope’ do que a sucessão do atual prefeito Pábio Mossoró (MDB), que ao final de 2024 completará dois mandatos de quatros anos à frente da prefeitura local, e agora, o que se discute em seu grupo político, é quem estará no seu lugar, ou ao menos quem vai ter o seu apoio para a disputa nas urnas no próximo mês de outubro.
Até o primeiro semestre de 2023, havia um grupo de pessoas que se auto proclamavam pré-candidatos a prefeito, em parte, talvez até mesmo para agradar ao mandatário por fazer parte de seu ‘quadro’ político, mas parte dessas pessoas então pré-candidatas, nunca tiveram a palavra final do mandatário sobre um suposto apoio.
Agora, passados meses, a situação começa a ‘afunilar’. Breve levantamento feito pela reportagem do Blog do Amarildo mostra que o grupo de Mossoró, embora o prefeito negue afirmar (por enquanto), já tem o chamado ‘Plano A’ para as eleições 2024, e trata-se da escolha do secretário de Infraestrutura, Dr. Marcus Vinicius. O político, digamos assim, já se comporta como um postulante ao cargo de prefeito de fato, seja nos eventos ou mesmo comportamento diante de amigos e até da mídia.
Ele está presente em tudo, tem buscado trazer para si a responsabilidade de responder inclusive a muitos atos do Executivo, especialmente sobre obras. Mas digamos, faz parte também do ofício, mas não deixa de dar visibilidade política.
Mas não é só isso. No final de 2023, Dr. Marcus Vinícius protagonizou ações dignas de um pré-candidato a prefeito, distribuindo alguns mimos natalinos para os amigos mais próximos dentro do Executivo e fora dele, em forma de presentes ou de agrado pessoal.
‘Outro fato que chamou atenção foram as postagens de Vinícius nas redes sociais no fim de ano, sempre destacando os valores da família tradicional, inclusive com imagens da esposa e filhos. Não faltaram ainda fotos ao lado de religiosos, sempre com mensagens de felicitações à comunidade local, como se um postulante a um cargo político relevante de fato fosse’
Análise do Blog do Amarildo
Vão dizer: ‘Mas ele sempre fez isso’. Sim, pode ser que seja, mas se o faz sempre, em 2023 estava mais propenso a demonstrar que suas intenções políticas para 2024 visam algo maior, como muitos acreditam, e agora suas próprias ações revelam, está de fato pensando no Executivo.

Em relação aos demais pré-candidatos do grupo de Mossoró, vale lembrar que a deputada Dra Zeli (UB), só deve sair candidata a prefeita caso a concorrente Lêda Borges (PSDB) coloque seu nome no páreo.
Outros nomes, como a secretária de Educação Rudilene Nobre aparece na lista, mas não na mesma proporção que Dr. Marcus Vinícius e Dra Zeli. Demais supostos postulantes, como Alceu Gomes, presidente da Câmara e o secretário de Habitação, Afrânio Pimentel estão mais para compor chapa do que disputar o cargo de prefeito em si. Têm importância, têm, mas em patamar diferente de Dr. Marcus Vinícius, que digam o que quiserem, mas na atual conjuntura, negue quem quiser, mas é o pré-candidato do Grupo de Mossoró até então. Mas claro, política é política e tudo pode mudar a qualquer momento.
Para concluir essa reportagem, por telefone, o Blog do Amarildo tentou falar com Dr. Marcus Venícius, mas não conseguiu. O espaço fica aberto.