- Vereador, que atualmente é o vice-presidente da Casa de Leis em Valparaíso de Goiás apresentou no ano de 2025, 27 Projetos de Lei, sendo 19 deles na área de inclusão social, sua ‘bandeira’
POR AMARILDO CASTRO
O primeiro mês de 2026, no caso janeiro, tem recesso parlamentar em todas as Casas Legislativas do Brasil, mas no caso de Valparaíso de Goiás, cidade que fica no Entorno Sul do Distrito Federal, nem todos os parlamentares estão parados, e um deles, o vereador Guilherme Gordão (PP), que é vice-presidente da Câmara Municipal, o trabalho só teve uma breve pausa entre o Natal e o Ano Novo. Assim, atualmente, ele está presente em seu gabinete todos os dias, e também nas ruas.
“As demandas são grandes, no meu caso, não divido esse trabalho de vereador com nenhuma outra atividade e ainda estou aproveitando esse recesso para organizar algumas coisas no gabinete, receber pessoas e de um modo geral, trabalhar mesmo, porque assim que acabar o recesso, já estamos com tudo organizado para atender ainda melhor à comunidade”, relatou em entrevista ao Blog do Amarildo na última terça-feira, dia 22.

O vereador com sua equipe em seu gabinete: recesso só na virada do ano, e neste mês de janeiro, trabalhos continuam normalmente
Guilherme Gordão, além de se destacar como vice-presidente da Casa de Leis, é atualmente um dos vereadores que mais apresentaram Projetos de Lei, e teve ainda maior parte deles aprovados e outros já sancionados. No total, foram 27 PLs apresentados em plenário, sendo 19 deles para a área de inclusão social, com destaque para o PL de número 33/2025, onde dispõe sobre a permissão de pessoas portadoras com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o acesso e a permanência em qualquer local portando alimentos para consumo próprio e utensílio de uso pessoal.

Guilherme Gordão em janeiro de 2025, ao tomar posse: compromisso com a comunidade de Valparaíso desde o primeiro dia da gestão, como ele mesmo costuma dizer
“O autista em uma situação diferente, ele não come qualquer comida, normalmente tem que ser a comida prepara pela família ou alguém da sua confiança, então esse projeto ajuda nisso”, resumiu.
Em outro PL, o de número 15/2025, o documento institui programa de vacinação domiciliar para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na cidade, além de outras providências. No final da reportagem, veja todos os PLs apresentados por Guilherme Gordão.
Com 45 anos, e 37 de Valparaíso de Goiás, Guilherme Gordão é casado e pai atípico. Antes de ser vereador, tentou por quatro vezes o cargo em diferentes eleições, conseguindo ser eleito na sua quinta eleição, em 2024. “Nunca desistir porque sempre quis trabalhar pela comunidade local, e hoje estou 100% focado nisso”, resumiu.
Abaixo, o resumo dos Projetos de Lei apresentados por Guilherme Gordão, maior parte deles já aprovados
