Mandatário, que está à frente da cidade em sua primeira gestão, vem reforçando que equipe vem progredindo e já entregou várias melhorias na cidade, no entanto, cobranças são intensas e desafios continuam
POR AMARILDO CASTRO
Administrar uma cidade da proporção de Valparaíso de Goiás, é antes de mais nada um grande desafio para qualquer gestor, não exatamente por ser um local com mais de 200 mil habitantes, mas especialmente porque a região começou a crescer ainda no final dos anos 80 sem qualquer planejamento, e esse crescimento nos últimos dez anos se torno intenso frente especialmente ao programa Minha Casa Minha Vida, que trouxe para a cidade milhares de pessoas. E nesse contexto, está o ‘quase novo’ prefeito, Marcus Vinicius, que neste mês de fevereiro, completou 400 dias à frente do cargo, o qual tomou posse em 1o de janeiro de 2025.
Como o próprio mandatário vem dizendo, a cidade continua com muitos desafios, mas segundo ele próprio, há vários avanços também, assim, a reportagem vai discorrer sobre temas, que alguns deles foram até promessas de campanha.
Transporte municipal
Mesmo durante a campanha, Vinicius havia prometido que resolveria a questão do transporte em até 100 dias, o que de fato buscou fazer, mas a primeira tentativa não vingou devido algumas falhas no projeto, mas agora, garante que essas falhas foram corrigidas, e há há uma nova empresa contratada para executar o serviço, segundo a prefeitura, ainda neste mês de fevereiro
Saúde Pública
Apesar de muitas polêmicas, sendo a Pasta da Saúde uma das que mais trazem desafios também, os investimentos anunciados por Marcus Vinicius nesse segmento foram muitos. Entregou a Clínica Veterinária ainda em 2025, além de ter iniciado a demolição do antigo CAIS, onde promete uma policlínica moderna.
Deu ainda início à reforma do Hospital Municipal de Valparaíso (HMV), a qual pretende entregar este ano. Com emendas parlamentares da deputada Dra Zeli, está reformando ainda 20 unidades de saúde. No entanto, enfrenta alguns desafios como falta de alguns medicamentos na Rede Municipal de Saúde, e supostamente, de acordo com críticas da oposição, falta de alguns equipamentos na mesma rede.
Manutenção do mato e asfalto
No mês de dezembro, enfrentou alguns desafios para iniciar o corte do mato na cidade, mas esse serviço, embora enfrente desafios, vem avançando nas últimas semanas, assim como operações tapa-buracos, que precisa ser recorrente todos os meses na cidade.