Valparaíso-GO / Prefeitura vai proibir emissão de novos alvarás de construção para bairros ‘saturados’

by Amarildo Castro
  • Anúncio foi feito pelo prefeito local na última quinta-feira, dia 18 durante prestação de contas

POR AMARILDO CASTRO

Depois de muitas reclamações dos moradores sobre o crescimento desordenado de Valparaíso de Goiás, que mensalmente ganha vários novos condomínios, além da emissão constante de novos alvarás para construções residenciais na cidade sem um critério muito claro sobre planejamento urbano, o prefeito local, Marcus Vinícius ‘acordou’ para o problema, e durante sua prestação de contas anual, no último dia 18 deste mês de dezembro, usando a tribuna de uma secretaria municipal, anunciou que a prefeitura vai proibir novos alvarás de construção em alguns bairros da cidade considerados críticos por falta de equipamentos urbanos.

Desabamento de muro em condomínio próximo à Etapa D: falta de planejamento pode estar por trás de muitos problemas nas construções da cidade e falta de equipamentos públicos preocupa

“Vamos publicar um decreto proibindo novos alvarás de construção, e em seguida, vamos nos reunir com as construtoras em busca de uma politica mais sólida para o crescimento urbano”, citou.

Vinícius não citou exemplos, mas na cidade, foi amplamente divulgado nos últimos meses uma demanda desenfreada por novos condomínios, muitos deles, sem nenhum compromisso em dar a contrapartida urbana, e a prefeitura por si só, não está mais dando conta de trazer todas as melhorias necessárias para tamanho crescimento urbano.

Além disso, muitos gargalos são vistos na cidade, como um recente desabamento no condomínio Flores do Bosque, onde as paredes de pelo menos duas casas desabaram devido a uma outra construção, que poderia não estar seguindo normas de engenharia adequadas para a obra.

Mais recentemente, um curso d`água também foi ameaçado por uma imensa galeria de águas pluviais sem o devido estudo para que fosse despejada sem critérios no curso de uma nascente.

Frente Acadêmia de Valparaíso traz discussão para a cidade

Depois de muitos problemas devido ao crescimento desordenado em Valparaíso de Goiás, recentemente foi criada a chamada Frente Acadêmica de Valparaíso, que tem à frente, um grupo de lideranças, pesquisadores, jornalistas e outros moradores que buscam apresentar as demandas e discutir soluções. A pesquisadora Paloma Ludmyla é uma das pessoas que estão à frente do trabalho, que desde seu surgimento, vem apresentando aos políticos e autoridades, uma nova visão da cidade, e cobrando soluções do poder público.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário