- No último sábado, 19, duas vertentes distintas das duas principais obras em andamento em Valparaíso foram flagradas pela reportagem com Blog do Amarildo
POR AMARILDO CASTRO
As duas principais obras em andamento em Valparaíso de Goiás, o viaduto principal sob a BR 040, e outros dois sob a linha férrea, na marginal da mesma via, se destacaram no último sábado, 19, com o intenso temporal que caiu sobre a cidade.
A primeira obra em questão, o novo viaduto sobre a BR 040, entre a Etapa A e Valparaíso II, trabalho orçado em R$ 34.993.447,22, com verba da própria prefeitura e emendas parlamentares, a situação em 19 de outubro deste ano de 2024 era de trabalho intenso, com operários concluindo mais uma viga de sustentação. Eles inclusive usavam capas de chuva para se protegerem, mas não recuaram com as ‘águas do céu’. E assim, o que se via era um avanço significativo da obra, que tem previsão de ser concluída ainda este ano.

Obra sobre a linha férrea
Apesar do empenho dos operários que atuam na outra obra, os chamados viadutos sobre a linha férrea, em especial o que fica ao lado do Atacadão Costa, a situação foi de desafio, visto que a enxurrada avançou sobre a construção de uma pista paralela ao supermercado em questão, passando sobre uma pista que estava pronta para ser asfaltada.

Nesta manhã de segunda-feira, dia 21, uma equipe da prefeitura local foi flagrada pela reportagem do Blog do Amarildo. Essa equipe visitou o local em busca de uma solução para essa demanda, a questão da forte enxurrada que ali passa, e não é suportada em geral por uma canalização existente no final de uma tubulação de concreto, que foi construído há cerca de 20 anos para tentar conter essa enxurrada, mas hoje, se mostra inadequado para suportar tanta água.
Esses dois viadutos, sobre a linha férrea, foram iniciados em abril deste ano, com orçamento de pouco mais de R$ 13 milhões.