VIII Edição  do Arte na Praça:Projeto recomeça em 27 de setembro como grande vitrine artístico-cultural do DF

by Amarildo Castro

Uma overdose de música e espetáculos de qualidade vai inaugurar as atividades da VIII edição do Projeto ARTE NA PRAÇA, na noite deste sábado, 27 de setembro, na Praça das Artes Teodoro Freire de Sobradinho.

A abertura do evento contará com ninguém menos do que o cantor e guitarrista internacional Simão Santos, que se apresenta às 19h, precedendo a bailarina Karol Thayná, vencedora de concursos nacionais, que vai reencontrar seu grande público às 20h, com um inebriante espetáculo de dança do ventre.

Às 21h será a vez da Banda Sinfônica de Sobradinho, sob a regência da maestrina Elaine Cristina, que, ao lado de vários músicos voluntários mantém viva uma das instituições mais respeitadas de Sobradinho, fundada em 1994, a partir de uma fanfarra do Centro de Ensino Médio 01 (conhecido com Ginásio), sob a direção do maestro José Antônio Nascimento.

A BSS é uma contumaz vencedora dos concursos de bandas de Brasília e também de concursos nacionais. A maestrina, que é clarinetista, começou seus estudos musicais na banda que hoje dirige, no Teatro de Sobradinho, onde a BSS tem sua sede e realiza seus ensaios. 

O repertório da banda é composto por suítes e clássicos da MPB e clássicos internacionais, num espetáculo variado de grande apelo popular.  

Às 22h a Banda Artise vai comandar a festa e promete muita música dançante de qualidade para convidar o público a dançar. O maestro Alex Paz, presidente da ARTISE e regente da banda, garante que será uma noite inesquecível e as apresentações vão tirar o fôlego de muita gente.

“Vamos apresentar ao público, nesta VIII edição do ARTE NA PRAÇA, a maior vitrine artístico-cultural de Sobradinho e do DF. Será um grande presente para as pessoas que prestigiam as produções da ARTISE”, garante Alex Paz.    

ARTE NA PRAÇA é um projeto artístico-cultural multidisciplinar, desenvolvido pela Associação ARTISE de Arte, Cultura e Acessibilidade, com shows de MPB, reggae, rock, samba e sertanejo de raiz, além de apresentações de dança, exposições de artes plásticas e artesanato.

O projeto tem apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do GDF, da Administração Regional e coordenação do maestro Alex Paz.  

CACHÊS – O maestro Alex Paz, presidente da ARTISE, destaca os ganhos que o projeto trouxe à comunidade e à classe artística de Sobradinho, nos últimos sete anos.

Segundo ele, mais de 380 músicos e artistas receberam cachês dignos, o que lhes deu possibilidade de permanecer na área e recursos para compra de instrumentos.

O maestro observa que todo o entorno da praça foi renovado com novas construções e frequência maciça de público. Assim como beneficiou os ambulantes cadastrados que montam barracas da praça de alimentação do projeto, aumentando o movimento e frequência de público à praça.

 Além disso, segundo o maestro, a Praça das Artes voltou a ser um ponto de encontro comunitário, o que traz qualidade de vida à comunidade.

O presidente da ARTISE observa ainda que a oitava edição do ARTE NA PRAÇA, além da característica da valorização da arte e dos artistas locais, tem preocupação com a qualidade das atrações e da sonorização e contará novos equipamentos e melhor apresentação do palco.

O maestro cita, ainda, a experiência da ARTISE na produção de eventos que a tornaram a promotora mais respeitada do DF. “Já realizamos importantes eventos, como a Festa da Goiaba, em Brazlândia; a Feira do Artesanato e das Flores, na Torre de TV; e o Cine Drive e, sobretudo, o Show da Virada, este ano, na Esplanada dos Ministérios”, esclarece.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário