- Tempestade, que fez subir o ribeirão Riacho Fundo em pelo menos três metros, levou móveis de moradores, destruiu uma ponte e causou estragos na região. Esforço do governo e entidades civis conseguem arrecadar até agora mais de 6 toneladas de alimentos, móveis e outros utensílios
POR AMARILDO CASTRO
Continua em pleno ‘vapor’ uma grande mobilização feita pelo Governo do Distrito Federal, juntamente com entidades sociais para amenizar os problemas das famílias, em decorrência da enchente do Ribeirão Riacho Fundo na Vila Cauhy, no Núcleo Bandeirante. Na última segunda-feira, primeiro dia deste ano de 2024, o curso d`água subiu ao menos três metros levando tudo que tinha às suas margens, incluindo móveis de moradores, uma ponte e fazendo muito estrago naquela região, inclusive desabrigando algumas famílias.

Após a enchente, a Prefeitura da Vila Cauhy, de acordo com o prefeito Walter Marques, contabilizou que a enchente atingiu diretamente cerca de 60 famílias, muitas delas, perderam tudo, incluindo móveis e mantimentos. “É um grande caos, em 2020, tivemos o mesmo problema, e somente a regularização desse setor, com uma política habitacional vai resolver o problema, já que algumas casas de fato estão onde não deveriam porque fica muito próximas ao ribeirão, mas para isso, o governo tem que querer resolver”, pontuou Walter.

Após a tragédia com a enchente, o Governo do Distrito Federal montou uma espécie de acampamento de apoio dentro do campo de futebol Sr. Adelino, que fica ao lado da Vila Cauhy. Lá, os órgãos de Defesa Civil, assim como servidores das administrações do Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo, Candangolândia e Park Way se revesam dando orientações, vacinando pessoas contra doenças que possam ser propagadas pelo lamaçal que ficou na região, assim como recebendo alimentos, móveis, água e todo tipo de utensílios para as famílias atingidas.

“É um momento difícil, mas estamos aqui para apoiar, assim, estamos recebendo os donativos e levando para o Caic aqui do Núcleo Bandeirante Lá é feita a triagem e montagem das cestas, em seguida, entregues à Prefeitura Comunitária da Vila Cauhy, que faz as entregas”, citou ou administrador interino do Riacho Fundo I, Hércules Freitas.

O mandatário interino lembrou que a campanha por arrecadação de alimentos e donativos no campo Sr. Adelino deve durar pelo menos até o próximo domingo, dia 7 ou enquanto for necessária a ação.
Quem quiser doar alimentos, móveis, brinquedos ou qualquer outro material pode procurar a estrutura no campo Sr. Adelino, que fica ao lado da Vila Cauhy. O funcionamento vai até por volta das 23h, diariamente, só com interrupção de madrugada.