Vitrine Tecnológica celebra os 50 anos da Embrapa Cerrados

by Amarildo Castro

Foto: Fabiano Bastos

Empregados da Embrapa Cerrados na inauguração da vitrine

Na sexta-feira (08), a Embrapa Cerrados (Planaltina-DF) inaugurou uma vitrine de tecnologias em comemoração aos 50 anos da Unidade. O evento reuniu empregados do centro de pesquisa e marcou a entrega de um espaço que representa meio século de inovação e resultados para a sociedade. “Essa vitrine é um testemunho vivo dos avanços que conquistamos ao longo dos anos. Mais do que uma exposição, ela simboliza o que construímos juntos. Que seja um espaço de interação e troca de conhecimento, inspirando novas ideias e parcerias para o progresso contínuo”, afirmou Sebastião Pedro da Silva Neto, chefe-geral da Unidade.

A instalação da vitrine é apenas uma das muitas ações que estão sendo realizadas para celebrar o cinquentenário da Embrapa Cerrados, completado em julho deste ano. A concepção do espaço foi do pesquisador Edson Alves, da Embrapa Sede, especialista na implantação desse tipo de estrutura. Ainda no projeto, o desenho já chamava atenção: de um béquer saem duplas hélices de DNA que simbolizam o trabalho genético da Embrapa, envolvendo figuras feitas com trigo que representam diferentes tecnologias, além da logomarca da Empresa. As hélices formam parcelas que abrigam outras inovações (confira aqui o croqui).

Durante a inauguração, Edson Alves foi homenageado com uma placa de agradecimento pela idealização e contribuição na implantação da vitrine. Em seu discurso, ele reconheceu o empenho da equipe de campo. “A experiência mostra que são eles que pegam firme no dia a dia, e merecem toda a minha gratidão”. Satisfeito com o resultado, acrescentou. “Cada vitrine é única. Aqui, o conjunto ficou fantástico. Espero que ela seja permanente e renovada ao longo dos anos, mantendo o mesmo layout, pois são os contrastes de materiais que tornam o espaço tão atrativo para o público”.

Para o pesquisador José Roberto Peres, presidente da comissão organizadora dos 50 anos da Unidade, a vitrine tem um papel especial. “É uma forma lúdica de mostrar aos visitantes, especialmente os que vêm do meio urbano, a importância da pesquisa agropecuária. Desde o fim dos anos 1990, usamos vitrines para apresentar nossos avanços, mostrando de forma concreta a diversidade de espécies e sistemas de produção”.

Peres destacou ainda o simbolismo do projeto. “A vitrine representa a revolução tecnológica que começou em 1975 e inseriu o Cerrado no processo produtivo. É uma viagem no tempo, mostrando como reconstruímos o solo e desenvolvemos sistemas de produção hoje adotados em toda a região. Queremos que seja um espaço permanente de sensibilização, especialmente para quem decide sobre investimentos em pesquisa”.

O chefe de Transferência de Tecnologia da Unidade, Fábio Faleiro, reforçou o potencial do espaço como ferramenta de divulgação. “A Embrapa Cerrados recebe, todos os anos, cerca de 300 visitas de estudantes, professores, produtores rurais, gestores públicos, extensionistas, além de delegações de outros países. Essa vitrine será um recurso valioso para apresentar as principais tecnologias que desenvolvemos e que estão disponíveis para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, afirmou. 

Instalada na área experimental de solos, em frente à guarita principal da Unidade, a vitrine começou a ser plantada em 7 de maio e foi concluída cerca de dez dias depois. “É com muita alegria que entregamos este trabalho. Nossa expectativa é receber aqui muitos visitantes. Enfrentamos alguns desafios, como o problema de residual de herbicida na área, mas, com a ajuda de toda a equipe, conseguimos superar e manter o projeto no local original”, destacou o pesquisador Kleberson de Sousa, responsável pela implantação da vitrine. 

Confira o vídeo da inauguração da vitrine: https://www.youtube.com/watch?v=Ihzq0tTJgSA

Serviço:
Escolas ou grupo de no mínimo 20 pessoas que tiverem interesse em visitar a vitrine de tecnologias da Embrapa Cerrados devem se inscrever por meio do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdkmHmkrU8SgKYEdM4c2pRLa_AHdGdMCAV9YHIQTP0AglsxhA/viewform

Postagens relacionadas

Deixe um comentário