Xadrez brasileiro reafirma sua força no cenário internacional

by Amarildo Castro

Pódio brasileiro na Italia – CBX – Divulgação

  • Renato Quintiliano é campeão do Festival Bella Itália com pódio 100% nacional

O Grande Mestre brasileiro Renato Quintiliano brilhou na Itália ao conquistar o título do Festival Bella Italia de Xadrez. O torneio teve início promissor para o enxadrista, que arrancou com impressionantes 5,5 pontos em 6 possíveis, assumindo a liderança isolada.

Mesmo com alguns empates na reta final, Quintiliano conseguiu manter a ponta até o fim e garantiu o troféu. Na oitava rodada, o campeão admitiu ter contado com a sorte para escapar de uma derrota que parecia certa. “Foi a primeira vez que ganhei um torneio aberto na Europa e é um resultado que me deixa muito feliz”, declarou.

O pódio em solo italiano foi inteiramente brasileiro. Além de Quintiliano, que somou 7 pontos em 9 rodadas e levou a melhor nos critérios de desempate, completaram o top-3 Diego Di Berardino e Yago Santiago, ambos também com 7 pontos.

A conquista teve um sabor especial para Quintiliano, que destacou a hospitalidade e organização do evento: “Agradeço aos organizadores pelo convite para jogar o Spilimbergo Open e o Festival Bella Italia, pelas condições oferecidas e todo carinho e atenção com que fomos tratados aqui. Não conhecia a Itália, mas já entrou na minha lista de países preferidos.”

Com o resultado, o xadrez brasileiro reafirma sua força no cenário internacional e mostra que segue em ascensão nos grandes palcos da modalidade.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário