Calendário da educação 2021: o que mudou e datas para o aluno não perder os prazos

Anúncios recentes do MEC, além do calendário com variadas datas podem confundir os alunos na hora de organizar a agenda; compromissos iniciam com as inscrições do Prouni e Fies  

Com a proximidade da realização das provas do Enem 2020 e a abertura das inscrições do Prouni, foi dada a largada ao momento de preparação para ingresso em programas do governo federal para ingressar no ensino superior em 2021. Em um ano de idas e vindas no calendário educacional, influenciado, entre outros fatores, pela pandemia da Covid-19, alguns estudantes podem deixar passar datas e requisitos importantes para concorrer a cada tipo de programa.

No calendário 2021, o primeiro na agenda da educação será o Prouni. Com inscrições de 12 a 15 de janeiro e resultado da primeira chamada já no dia 19 do mesmo mês, o programa é uma chance para os alunos tentarem bolsas em instituições de ensino superior privadas em todo o País. Nos dias 17 e 24 de janeiro acontece o Enem impresso e no dia 31 de janeiro e 7 de fevereiro a versão digital do exame. De 26 a 29 de janeiro é a vez do prazo para as inscrições do Fies. Ainda estão previstas outras janelas de inscrição do Fies e do Prouni, anunciadas recentemente pelo MEC e previstas para o mês de abril.

Com tantos compromissos na agenda, Pedro Maciel, Gerente de Produto do Pravaler, maior fintech de soluções financeiras para educação, dá a dica: “Teremos um calendário atípico e é fácil perder as janelas com tantas indefinições. É importante ter certeza de que cumpre todos os requisitos e ter todos os documentos em mãos antes de iniciar a inscrição. O período para se candidatar é curto e a competição é alta”, recomenda.

Confira o calendário completo e onde encontrar mais informações, como requisitos para candidatura, documentos necessários e regulamento:

Programa Universidade Para Todos – Prouni
Site oficial: https://prouniportal.mec.gov.br/
Mudança para 2021: O MEC fez uma nova mudança no calendário Prouni, mas os requisitos continuam os mesmos das edições anteriores: os candidatos poderão usar a nota do Enem 2019 e 2020 (com o anúncio de uma nova edição em abril). para concorrer a uma das bolsas do governo federal. O processo seletivo do primeiro semestre ocorre no mês de janeiro (ver datas abaixo).
12 a 15 de janeiro – Inscrição do Prouni
19 de janeiro – Resultado da 1ª chamada do Prouni
1º de fevereiro – Resultado da 2ª chamada do Prouni
18 e 19 de fevereiro – Inscrição na lista de espera do Prouni
22 de fevereiro – Resultado da lista de espera do Prouni
Abril – Nova chamada, mas ainda sem data definida

Exame Nacional do Ensino Médio – Enem
Site oficial: https://enem.inep.gov.br/
Mudança para 2021: Nesta edição do Enem, vale o aluno redobrar a atenção às datas, uma vez que o exame será realizado nas versões impressa e digital. Nesta terça-feira (05), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira (Inep) divulgou o local de prova e o cartão de confirmação do Enem 2020. Os candidatos devem acessar a página do Exame para acessar as informações.
17 de janeiro – 1º dia do Enem impresso
24 de janeiro – 2º dia do Enem impresso
31 de janeiro – 1º dia do Enem digital
7 de fevereiro – 2º dia do Enem digital
29 de março – Divulgação das notas da prova do Enem

Fundo de Financiamento Estudantil – Fies/P-Fies
Site Oficial – https://portalfies.mec.gov.br/
Mudança para 2021: O Fies também teve o calendário alterado. Para 2021, as inscrições ocorrem nos meses de janeiro e abril, também considerando notas do Enem 2019 (no caso da edição de janeiro) e do Enem 2020 (na edição de abril). No caso do P-Fies, o programa ficará aberto o ano todo, não há limite de vagas, não tem limite de renda e não precisa de nota do Enem. Os critérios são específicos de cada Instituição Financeira.
26 a 29 de janeiro – Inscrição do Fies
2 de fevereiro – Resultado do Fies
Abril – Nova chamada, mas ainda sem data definida

Sistema de Seleção Unificada – Sisu
Site oficial: https://sisu.mec.gov.br/#/
Mudança para 2021: A agenda ainda não foi definida, bem como possíveis mudanças no processo de inscrição. A expectativa é que o Sisu siga a nova agenda do Enem.
Previsão de abertura do sistema: abril de 2021

Vestibulares privados
Também em decorrência da pandemia da Covid-19, algumas Instituições de Ensino Superior (IES) estão com seus vestibulares com inscrições abertas ou com calendário de inscrição definido – muitas delas com opções de provas digitais. Vale consultar os canais da faculdade de interesse para buscar mais informações como datas, matrículas, documentos necessários e opções de financiamentos que podem ajudar o aluno na hora de fechar o curso escolhido. O Pravaler conta com mais de 500 IES parceiras e pode ser uma opção.

Sobre o Pravaler
O Pravaler é a maior empresa de soluções financeiras para educação do Brasil. A companhia foi a primeira desse segmento fundada no País e está entre as mais importantes, segundo estudo publicado pela KPMG. Com processo de contratação de seus serviços 100% online e zero burocrático, o Pravaler tem como filosofia gerar oportunidades educacionais, potencializando o que há de melhor na sociedade. A empresa atua no mercado há quase 20 anos e tem entre seus principais acionistas o Banco Itaú. Em 2020, foi listada entre as empresas que crescem mais rápido nas Américas pelo Financial Times. Com faturamento de 250 milhões e mais de 300 colaboradores apaixonados por educação, o Pravaler tem a meta ousada de ampliar o acesso à educação e beneficiar um milhão de alunos até 2025, contribuindo para a transformação da vida de muitas famílias.

Texto: colaboarção da Pravaler comunicação

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*