Em Goiânia, Colégio ALFA desenvolve o Projeto Cultura e Arte para alunos do ensino médio

A atividade busca o amadurecimento criativo dos estudantes

Goiânia, fevereiro de 2021 — Com o objetivo de oferecer uma educação transformadora, o Colégio ALFA desenvolve o Projeto Cultura e Arte. O processo educativo traz conteúdos voltados a análise, capacitação e desenvolvimento criativo, destinado para estudantes da 1ª à 3ª série do ensino médio.

“O contato com as artes é fundamental para a autoestima e autoconhecimento dos estudantes. Por isso, os professores do Colégio ALFA atuam como mediadores, reconhecendo os pontos fortes dos alunos durante o processo criativo e contribuindo para as possíveis melhorias”, explica Juliana Imítria, Professora de Artes do Colégio ALFA.

Projeto Cultura e Arte utiliza a abordagem triangular proposta pela educadora Ana Mae Barbosa, que contempla o conhecimento, execução e a admiração das obras de artes. Os alunos são estimulados a se expressarem em diferentes narrativas através do autocuidado e da legitimidade. Além disso, o projeto promove a integração com as demais áreas trabalhadas no colégio: Ciência, Tecnologia e Trabalho.


Sobre o Colégio ALFA

Com atividades iniciadas em 2020 e pertencente ao mesmo grupo da UNIALFA e FADISP, o Colégio Alves Faria – ALFA é um espaço para sonhos, oportunidades e desenvolvimento destinado ao aluno do Ensino Médio. Um lugar onde a curiosidade é despertada e transformada em exploração e construção. Seu Projeto Político Pedagógico está alinhado com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Os projetos educacionais que serão realizados durante cada ano letivo visam desenvolver as 10 competências da BNCC: conhecimento; pensamento científico, crítico e criativo; repertório cultural; comunicação; cultura digital; responsabilidade e cidadania; empatia e cooperação; autoconhecimento e autocuidado; argumentação; trabalho e projeto de vida. Por meio de metodologias ativas, disciplinas integradas, alunos trabalhando em equipe e professor facilitador da aprendizagem, os alunos são provocados a pensarem criticamente, a adquirirem o hábito da leitura e a mergulharem na pesquisa por meio da Iniciação Científica.

Foto e texto: Colaboração da assessoria do Colégio Alfa

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*