Colégio Piaget Soul lança o primeiro programa de meditação voltado para a educação básica no país

Concebido em parceria com o Programa Soul Mind, o Soul Piaget é o primeiro programa sistematizado de meditação mindfulness voltado para estudantes e educadores.

Antes mesmo da pandemia da Covid-19, o combate aos distúrbios de ansiedade e a depressão já eram percebidos pela OMS como alguns dos maiores desafios da saúde em escala global. Hoje, com mais de um ano de suspensão das atividades escolares presenciais e a necessidade de isolamento entre crianças e adolescentes, a situação passa a preocupar ainda mais os profissionais da saúde e pedagogos, uma vez que o Brasil é o país mais ansioso do mundo, segundo a própria OMS.

Reconhecida cientificamente por sua eficiência no combate à ansiedade, a meditação vem se popularizando no ocidente há pelo menos cinco décadas, motivada pelo crescente interesse da comunidade científica. Aos poucos, este interesse ultrapassou os muros das universidades e centros de pesquisa, tornando-se sinônimo de hábito saudável. Apesar de a meditação estar presente em muitas tradições religiosas, no Piaget Soul, a prática da atenção plena não está vinculada a nenhuma religião. 

Nas escolas, até pouco tempo, a prática de meditação acontecia apenas por meio de ações isoladas de alguns educadores e instituições, mas nunca de forma sistematizada. Contudo, em parceria recente entre o Colégio Piaget e o Programa Soul Mind, a chamada meditação de atenção plena (mindfulness) passou a ser oferecida de maneira estruturada aos educadores e estudantes do colégio, desde a educação infantil até o ensino médio.

“Cada vez mais, é indispensável que as escolas desenvolvam atividades que busquem mais do que conteúdo curricular, mas que também contemplem esferas sociais e emocionais da vida dos estudantes. Neste sentido, a prática da meditação tem se mostrado extremamente eficiente, não só para o desenvolvimento socioemocional dos alunos, mas também no aumento da capacidade de atenção e na melhora do desempenho escolar”, explica Lilian Cavalaro, diretora pedagógica do Colégio Piaget.

Além de desenvolver resiliência emocional nos estudantes, outros objetivos do programa estão ligados ao aumento da capacidade de concentração e, consequentemente, à melhora do desempenho escolar e ao fortalecimento de competências que cultivam o bem-estar e a felicidade.

Sobre o Programa Soul Piaget

O Programa Soul Piaget se diferencia de programas mindfulness convencionais por proporcionar, além das atividades de atenção plena, uma jornada lúdica de autoconhecimento para os estudantes. As aulas são intervenções com duração média de cinco a quinze minutos que podem acontecer com a periodicidade entre três e cinco dias por semana. Além disso, o programa também contempla pais, professores e a comunidade escolar como um todo.

Sobre o Colégio Piaget

Com mais de 40 anos de existência, o Colégio Piaget é uma das escolas mais conceituadas do ABC Paulista. Hoje, o sistema de ensino desenvolvido no colégio de São Bernardo do Campo está presente em mais de 250 escolas espalhadas por todo território nacional, por meio do Sistema Piaget.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*