Escolhido o estudo para a concessão do Centro de Logística de Medicamentos do DF

O projeto vai centralizar e integrar a distribuição de suprimentos e insumos da Saúde

Foi publicado, no Diário Oficial do Distrito Federal desta quarta-feira (23), que o estudo da empresa VTC Operadora Logística LTDA foi o selecionado para prosseguimento na análise de viabilidade para a construção do centro de distribuição, revitalização/modernização, operação e manutenção de rede logística de medicamentos, hemoderivados, vacinas, soros, insumos e itens de nutrição da Secretaria de Saúde do DF (SES).

O modelo de Parceria Público-Privada (PPP) adotado será concessão administrativa e se baseará nessas análises de modelagem técnica, econômico-financeira e jurídica para a construção, operação e manutenção do Centro de Logística de Medicamentos do DF.

A Secretaria de Projetos Especiais (Sepe) está coordenando o desenvolvimento do Plano de Negócios para o empreendimento, junto à empresa selecionada.

“Estamos na segunda etapa do processo de PMI (Processo de Manifestação de Interesse), na qual o estudo selecionado passará por ajustes com o objetivo de adequá-lo para apresentação em consulta e audiência públicas. Depois mandaremos para análise do Tribunal de Contas. Com todas essas etapas cumpridas, a Secretaria de Saúde vai publicar o edital de licitação do Centro de Logística de Medicamentos”, explicou o Secretário Executivo da Sepe, Bruno Oliveira.

Projeto

O Centro de Logística de Medicamentos prevê centralizar e integrar todos os processos da cadeia de suprimentos e da cadeia de frios da Secretaria de Saúde do DF.

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, ressalta a importância da implantação do Operador Logístico para a rede de saúde pública do DF. “A proposta dará mais qualidade à gestão dos insumos, com uma melhor distribuição nos equipamentos de saúde, tornando a SES cada vez mais eficiente”.

Okumoto explicou também que essa medida proporcionará ganhos específicos em relação ao controle de estoque, à movimentação, ao transporte e à rastreabilidade dos produtos, bem como à otimização dos espaços físicos, de forma a reduzir os custos com a operação logística da cadeia de suprimentos.

O Secretário Executivo da Sepe, lembrou que a situação da saúde pública do Distrito Federal é uma das prioridades da gestão Ibaneis Rocha. “É com as parcerias com o setor privado que conseguimos buscar investimentos para o desenvolvimento da nossa região, nesse período em que todo o país vive uma escassez de recursos”, acrescentou Bruno Oliveira.

Licitação

Depois dos estudos finalizados, com ajustes e colaborações decorrentes de consulta e audiência públicas, a Sepe encaminhará a documentação para análise do Tribunal de Contas do DF antes da publicação do Edital de Licitação. A empresa que ganhar o processo licitatório será responsável por construir, operar e manter o Centro Logístico de Medicamentos do DF.

Todo o processo deverá ser finalizado no primeiro semestre de 2021. “Essa é a previsão, se tudo correr dentro do esperado. Depois da licitação ainda tem a assinatura do contrato e algumas liberações para as obras. Superada essa etapa, o Centro de Logística poderá ser construído”, afirma Bruno Oliveira.

Colaboração: Cris De Lamônica, assessora de Imprensa/SEPE

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*