GUARÁ 52 ANOS – João Paixão, pioneiro dá exemplo no DF ao continuar na ativa como liderança aos 72 anos

Morador do Guará desde o início dos anos 80, pernambucano de Serra Talhada-PE, erradicado na ‘Cidade do lobo’, Paixão, como é carinhosamente chamado, está sempre de olho nas demandas, colaborando e fazendo cobranças às autoridades locais

Por Amarildo Castro – Poucas pessoas no Guará têm uma história tão rica na cidade como o pioneiro João Paixão. Aos 72 anos, Paixão, como é carinhosamente chamado por moradores, veio para o Distrito Federal com os pais e irmãos aos 12 anos. Nascido em Serra Talhada-PE, aqui chegou em busca de oportunidades e de trabalho, mesmo sendo ainda uma criança. Antes, acompanhou seus pais e 11 irmãos a fugirem da seca, indo da cidade natal para Itapetinga (BA) aos dois anos de idade. Mas não permaneceu lá por muito tempo.

Mais tarde, chegou a DF, novamente com os pais e irmãos. Foi morar no Núcleo Bandeirante, onde teve uma história bonita como coroinha da Paróquia São João Bosco, sob a coordenação do lendário Padre Roque, que faleceu em 1994.

Depois se mudou para Taguatinga, onde passou toda a sua juventude. Casado, já com seus três filhos, Luciano Lima, Marco Aurélio e Pedro Henrique, passou pelo Cruzeiro e chegou ao Guará em 1982. Foi na ‘Cidade do lobo’ onde teve maior destaque, e desde então, nunca mais parou de atuar, mesmo do alto de seus 72 anos. Aposentado do Senado Federal, continua na ativa, sendo uma das lideranças mais atuantes na cidade e dá exemplo ao cobrar das autoridades, soluções para demandas e buscar fazer sua parte como morador, sempre colaborando.

Respeitado no Guará, especialmente pela sua história como líder comunitário, Paixão faz questão de dizer que partiu dele a iniciativa de criar na cidade a primeira Prefeitura Comunitária do Guará, na QE 36, onde a comandou por vários anos. “Tinha muitas demandas, a cidade era carente demais, e por isso, tivemos que expandir o trabalho depois da atuação na prefeitura”, comenta o pioneiro, em baixo de uma palmeira imperial que plantou com apoio dos comerciantes na praça da mesma quadra, durante entrevista à reportagem.

Paixão conta que muita gente à época começou a procurá-lo para ajudar a sanar demandas na cidade, assim, conseguiu junto à Administração Regional do Guará a iluminação dos becos do Guará, antes, todos escuros. “Foram anos difíceis, mas fomos superando, ajudei a incentivar a criação de outras prefeituras, criar associações, assim a cidade foi mudando para melhor”.

Ele conta que se sente feliz por ter dado o pontapé inicial para que o Guará tivesse a primeira prefeitura registrada, no caso a da QE 36.

Em todos esses anos, faz questão de lembrar que em 1998, durante a passagem de Alírio Neto pela Administração do Guará, o ex-administrador foi quem mais o ajudou nas melhorias para a cidade. “Fico com saudade daquela época, o Alírio era muito empenhado e fazia toda a diferença”, relata.

Após a fase de prefeito comunitário, Paixão ocupou outros cargos de relevância no Guará e no DF. Foi chefe da Comissão da Defesa Civil no Guará, chefe de gabinete no Cruzeiro e Lago Norte, além de administrador do Parque da Cidade, no Governo Arruda.

Motivação

“Hoje a gente passa por um período difícil, não há muito interesse de lideranças em cuidar de suas quadras, além disso, a própria Administração do Guará deveria apoiar mais, começando pela própria administradora. Deveria haver mais aproximação entre lideranças comunitárias e o Executivo local, partindo essa iniciativa da própria administradora”, relata.

Segundo Paixão, o próprio deputado Delmasso, que representa a cidade precisa incentivar mais o trabalho das lideranças comunitárias. “A manutenção pode ser melhorada com o apoio das lideranças locais, e para isso, essas lideranças precisam de mais apoio da Administração Regional do Guará”.

Para concluir, Paixão diz que o Calçadão do Guará precisa ser revitalizado e ordenado. “Precisa alguém organizar esse calçadão, tudo misturado, bicicletas e pedestres”, diz.

Para concluir, o pioneiro diz que gostaria de ver a Feira do Guará reformada.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*