Suposta expulsão de músico de dentro da Feira do Guará cria polêmica e caso sensibiliza uma multidão

Caso ocorreu no último sábado, 20 nas instalações da Feira do Guará, onde o artista Dinho Araguaia por pouco teria sido obrigado a deixar o local ‘a força’ por conta de supostas reclamações

Por Amarildo Castro – A música do artista Dinho Araguaia e família, que costumam alegrar os finais de semana na Feira do Guará foi afetada por uma ação incomum no último sábado, 20. Vídeos e mensagens enviadas ao Blog do Amarildo mostram que um impasse foi causado dentro da feira por causa da apresentação do músico. Ele teria sido impedido de tocar nas dependências da feira porque o som de sua arte estaria incomodando alguns comerciantes lacais. Reclamações teriam chegado à presidência da Feira do Guará, a Ascofeg, dirigida por Cristiano Jales.

Músico costuma tocar na Feira do Guará com sua família

Mesmo que a situação ainda esteja confusa, em vídeos publicados nas redes sociais, alguns enviados à reportagem do Blog do Amarildo, é possível ver o presidente da Ascofeg se aproximando do músico ao lado de funcionários da feira, que seriam seguranças e supostamente pedem para que o músico pare de tocar ou mude de lugar. No entanto, a ação causou comoção de clientes, que incomodados, começaram a gravar as cenas, incluindo depoimentos do próprio Dinho, que emocionado, segurava as lágrimas e dizia que tocava para ganhar o pão, e que não quer pedir esmola a ninguém. “A música é meu ganha pão, preciso tocar”, lamentava o músico.

Em seguida, Dinho é amparado por populares, que fazem algumas perguntas sobre seus desafios como músico. Identificado como Marcelo, o homem que gravou as cenas as distribui em redes sociais, causando grande comoção de internautas e produtores culturais na cidade.

Gerente de Cultura se manifesta

Ao Blog do Amarildo, o gerente de Cultura do Guará, Julimar dos Santos disse que é inadmissível que um artista seja tratado daquela forma na Feira do Guará, em área pública. Ele admite que ainda analisa o caso para entender os detalhes, mas vê exagero na autoridade por parte da gerência da feira.

“As feiras são parte de nossa cultura, e a arte e a música precisa ter liberdade nesses espaços, assim como em outros espaços público, temos leis que protegem os artistas, e meu papel como gerente de cultura eleito é defender os artistas da cidade, ou que aqui estão, estou entrando em contato com o CCDF Conselho Regional de Cultura, a Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC)  da CLDF, Comissão de Cultura, Esporte e Lazer da OAB/DF, e solicitei ao CRC-Guará e ao Gabinete da Administração do Guará uma parecer sobre o caso, e irei pessoalmente entregar para à administração da feira, no intuito de esclarecer os fatos, e buscar meios para que tal atitude não se repita”, citou Julimar.

O fato chegou ao Blog do Amarildo somente na noite de sábado. Neste domingo a reportagem tentará falar com o presidente da Ascofeg, Cristiano Jales. Mas desde já, o espaço está aberto para a fala do mandatário da feira para esclarecer os fatos.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*