Abertura é nesta quarta, 11, no Campus Balneário Camboriú
Nesta quarta (11), às 18h30, as artistas Vera Bedin e Ana Clara Souza recebem o público na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Campus Balneário Camboriú, para a abertura da exposição “Silêncio que machuca, voz que liberta“. A mostra, que ficará exposta na Galeria de Arte Univali, aborda o tema da violência doméstica. A entrada é gratuita.
Além de servir como espaço de denúncia para o problema social, segundo as artistas, a exposição também busca exercer papel de cura, por meio da expressão de um problema silenciado em muitos lares. Para as autoras, a inspiração artística também tem o poder de estimular a transformação social.
“A casa deveria ser sinônimo de refúgio, aconchego e amor. No entanto, para milhões de mulheres e crianças, o lar é o palco de dor, medo e silêncio. A violência doméstica é uma realidade brutal e, muitas vezes, invisível que se esconde por trás de portas fechadas e sorrisos forçados. O tema desta exposição é um grito contra esse silêncio. É uma forma de dar voz a quem foi calada, de lembrar que a arte também denuncia, cura e transforma.”, afirma Vera Berdin
As obras podem ser conferidas na Galeria de Arte Univali até 30 de julho. O horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 22h.
A mostra é organizada pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Inovação – por meio da Diretoria de Extensão, Cultura e Responsabilidade Social e Galeria de Arte Univali.
Conheça as artistas
Vera Bedin é catarinense, nascida em Chapecó, em 1953. Tem formação em Direito e ocupou o cargo de magistrada por 32 anos. Desde 2017, na fase pós-aposentadoria, inseriu-se no mundo das artes. Inicialmente, pelas formações em Arteterapia para, em seguida, deter-se no fazer expressivo através da pintura. Inicialmente teve aulas com Corina Flores, destacando cursos em artes visuais com Charles Watson, no Parque Lage, Rio de Janeiro.
Ana Clara de Souzaé artista visual, arte-educadora, designer e pesquisadora. Graduada em Publicidade e Propaganda desde 2022. Possui mais de 15 anos de experiência em design gráfico e comunicação visual. Atualmente, cursa Pedagogia pela UNIBF, com foco em arte-educação e processos formativos sensíveis, inclusivos e socialmente engajados.
Desde a infância, desenvolve uma relação profunda com as artes, motivada pelo fascínio por cores, texturas e palavras. Em 2016, fundou o BECO, projeto de arte urbana que investiga o impacto da palavra no espaço público por meio de lambes, grafite e stickers, com foco em temáticas sociais e poéticas do cotidiano.
Atua como arte-educadora, cantora e escritora, desenvolvendo práticas que conectam ancestralidade, memória e território. Sua produção transita entre textos autorais, instalações e experimentações visuais com materiais acessíveis, sustentáveis e simbólicos. Tem participado de exposições coletivas e individuais em diferentes cidades de Santa Catarina, ampliando o diálogo entre sua poética e o público local.
Desde 2023, integra a equipe da Galeria de Arte da Univali, onde atua como designer e assistente administrativa no setor de Extensão, Cultura e Responsabilidade Social, colaborando com exposições, eventos institucionais e ações educativas.
Acredita na arte como campo de afeto, cura e transformação, e compreende que ações singelas, quando feitas com sinceridade, tornam-se potentes.
Mais informações: com a curadora das exposições das Galerias de Arte Univali, professora Ane Fernandes, pelo telefone (47) 3341-7869 ou no perfil @galeriadearteunivali no Instagram.