RS – Escritora canoense, Taís Fagundes lança “Bergamota”, um conto sobre resiliência e recomeço após as enchentes

by Amarildo Castro
Autora transforma experiência pessoal em obra literária que celebra a cultura gaúcha e a força interior
Em “Bergamota” , a autora Taís Fagundes ( @tf.taisfagundes ) narra a história de Albinha, uma menina que vê seu mundo ser inundado pelas chuvas que devastaram o Rio Grande do Sul, em abril de 2024. Com ilustrações de Ana Cardia, a obra mistura ficção e realidade, abordando temas como perda, tradição e a importância de permitir-se sentir. A narrativa, voltada para o público infanto-juvenil, mas com profundidade universal, mostra como Albinha encontra força na sabedoria de sua avó e na conexão com sua cultura para enfrentar os desafios.

Taís tem 35 anos, nasceu em Porto Alegre e mora em Canoas desde sempre. “Escrevi este livro para meu filho Augusto, para lembrá-lo sempre de ver a vida com olhos de esperança”, revela Taís, que viveu pessoalmente a tragédia. “Quando as águas levaram conta das casas, na minha, chegando até o telhado, fiquei sem nada além de meia dúzia de coisas que cabiam numa mochila.”

Mais do que relatar os acontecimentos trágicos, “Bergamota” se transforma num manual delicado sobre como lidar com as adversidades. Através da relação entre Albinha e sua avó, Vovó Rosa Branca, a autora explora a importância de se permitir sentir. “Basta se permitir. Permitir sentir. Permitir chorar. Permitir não fazer nada, para depois ter força para fazer tudo”, diz um dos trechos marcantes do livro.

Homenagem ao Rio Grande do Sul
A obra também presta homenagem à cultura gaúcha, destacando patrimônios históricos de Canoas como a Villa Mimosa e a Casa dos Rosa. “Minha maior influência nesta obra foi minha própria cultura. A que herdei dos meus pais e avós e que estou passando adiante”, explica a autora, que incluiu no livro a seção “7 Afetos para Cultivar”, com atividades que estimulam o leitor a olhar para sua própria história e comunidade.

Natural de Porto Alegre e criada em Canoas, Taís Fagundes tem formação em Secretariado Executivo Trilíngue pela ULBRA e especialização em Administração de Pessoas. Além de escritora, atua como mentora de vida e palestrante inspiradora, sendo fundadora do movimento Papel Amassado, que incentiva o autoconhecimento e a facilidade das “dobras” da vida.

“Bergamota surgiu como uma mensagem no meu peito. Uma bandeira que precisei fincar no chão”, define a autora. O livro é a sua segunda publicação, após “Papel Amassado”, lançado também pela Editora Labrador.

Com 32 páginas e ilustrações que misturam fantasia e referências reais, “Bergamota” já está disponível nas principais livrarias e no site da Editora Labrador. A obra se apresenta não apenas como um relato sobre a tragédia climática, mas como um convite ao recomeço. “Quando eu abraço alguém que passou por uma condição adversária, sinto que me abraço também”, finaliza Taís.

Garantida “Bergamota” no site da Editora Labrador:https://editoralabrador.com.br/produto/bergamota/

Postagens relacionadas

Deixe um comentário