Estudantes de colégio particular representam Goiás na RoboCupJunior 2025

by Amarildo Castro
  • Equipe embarca para Salvador para disputar maior competição mundial de robótica, entre os dias 15 e 21 de julho

Quatro estudantes do ensino médio irão representar o Estado de Goiás na RoboCupJunior 2025, maior competição internacional de robótica educacional do mundo. A edição deste ano será realizada em Salvador (BA), entre os dias 15 e 21 de julho.

Com muita expectativa, os alunos Arthur Sousa Nogueira e Caio Fidelis Teixeira, do 3º ano, e Gabriel Cavalcante Sodré Brito e Pedro Gomes de Carvalho, do 1º ano, embarcam rumo à capital baiana no dia 13 de julho. Eles estarão acompanhados do professor e orientador Walisson Gobbo de Aguas, responsável pelo projeto de Robótica do Colégio Lassale. Atualmente, eles estudam em outro colégio, mas o projeto foi iniciado e tem continuidade no Lassale.

A equipe conquistou a vaga para o torneio mundial após alcançar o terceiro lugar na etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica, em 2024 — melhor colocação já obtida por uma equipe goiana na história da competição.

Durante o torneio, os estudantes vão apresentar o robô Charles Júnior, na categoria Rescue Line, cuja missão é simular o resgate de vítimas (representadas por esferas) em um ambiente de desastre natural. Totalmente autônomo, o robô foi desenvolvido do zero e passou por uma série de aprimoramentos desde sua primeira versão. Agora, conta inclusive com reconhecimento de imagens por meio de inteligência artificial.

“Fizemos um robô totalmente novo para essa competição. Modificamos todo o projeto, evoluímos bastante e introduzimos IA.”, destaca o professor Walisson.
Os alunos são responsáveis por toda a construção do sistema, desde a parte eletrônica até a mecânica e elétrica, seguindo rigorosamente o regulamento da competição.

*Histórico de conquistas*
Desde 2017, o Colégio Lassale participa de competições de robótica em nível estadual e nacional, com destaque constante nas edições da Olimpíada Brasileira de Robótica. Ao longo desses anos, já acumula XX vitórias na etapa estadual. A RoboCupJunior 2025, no entanto, será a primeira participação da equipe em um torneio internacional — um marco para o projeto e para a educação tecnológica no estado.

“Sempre focamos na Olimpíada Brasileira, e isso nos deu muita visibilidade. Agora, viver essa experiência internacional é um sonho realizado”, comemora o professor.
Apesar do otimismo, ele reconhece o alto nível técnico da competição. Países como Alemanha, Estados Unidos e Japão são referências mundiais na área, com grande número de premiações.

“O Brasil nunca venceu essa competição, mas nossa equipe está preparada. Mesmo que não tragam medalhas, o aprendizado será imensurável para a vida e o currículo desses jovens”, afirma.

*Preparação e campanha de apoio*
A preparação dos alunos incluiu não apenas o desenvolvimento técnico do robô, mas também a produção de artigos científicos e a apresentação oral do projeto em inglês, exigências do torneio.

Para ajudar a custear a viagem, os alunos organizaram uma vaquinha virtual, que já arrecadou R$ 1,6 mil. Interessados em contribuir podem acessar o link:

🔗

https://www.vakinha.com.br/vaquinha/apoio-ao-brasil-no-mundial-de-robotica-2025

Postagens relacionadas

Deixe um comentário