- Apesar de investimento de mais de R$ 600 mil investidos no local em 2024, com emenda parlamentar da deputada Dayse Amarilio, pequenos reparos elétricos e hidráulicos ainda persistem. Mas Gerência de Cultura do Guará afirma que serão solucionados em breve, e assim, o espaço deve ser totalmente reaberto ao público a partir de setembro deste ano de 2025, com expectativa de um grande show de reggae
Em depoimento à reportagem do Blog do Amarildo, o gerente de Cultura do Guará, Julimar dos Santos disse que após a primeira reforma, onde foram contempladas as arquibancadas e piso principal, além de banheiros, os reparos no Teatro de Arena do Guará continua em andamento.
“A Gerência de Cultura está trabalhando em estreita colaboração com os demais setores da administração responsáveis pela reforma, garantindo que todas as necessidades e expectativas sejam atendidas. Nossa meta é maximizar a utilização desse importante espaço cultural, não só para o Guará, mas para toda a cidade de Brasília e entorno. Como um dos maiores teatros de arena de Brasília e do Brasil, sabemos que essa reforma é fundamental para oferecer aos nossos artistas e público uma experiência de alta qualidade”, comentou Julimar.
Ele ainda disse que a empresa responsável pela reforma está realizando algumas melhorias necessárias para garantir que o teatro esteja em perfeitas condições. Embora isso signifique que o espaço ainda não esteja liberado para uso, estamos otimistas de que a reinauguração acontecerá em setembro.
“Estamos trabalhando duro para garantir que o Teatro de Arena do Guará seja um espaço cultural vibrante e acolhedor para todos. Acreditamos que essa reforma será um grande passo para fortalecer a cena cultural de Brasília e estamos ansiosos para compartilhar esse espaço renovado com a comunidade.” Com a reforma, o Teatro de Arena do Guará estará pronto para receber novos espetáculos e eventos, oferecendo uma experiência única para o público”, finalizou Julimar.
Local recebeu uma reforma de mais de R$ 600 mil em 2024, mas até agora ainda não foi totalmente liberado ao público

Produtores vêm local com certo risco para grandes eventos particulares
Apesar de um espaço privilegiado, a reportagem do Blog do Amarildo apurou que por horas, os principais produtores culturais do Guará ainda têm um certo receio em fazer grandes eventos particulares no Teatro de Arena por conta de um certo ‘risco’ da falta de um grande público, assim, ainda preferem outros espaços, até mesmo a reduzida área das proximidades do Consei, ou o estacionamento aberto do Cave. Assim, será necessário um trabalho de conscientização e incentivo a esses produtores, para que voltem ao Teatro de Arena, como foi no passado, quando o local chegou a abrigar grandes shows, um deles, do Legião Urbana, uma das mais famosas bandas de rock do país nos anos 80 e 90.
Para Miguel Edgar, que está à frente do Grande São João do Guará e outros eventos menores na cidade, para atrair público, o Teatro de Arena precisa de atrações nacionais e gratuitas, no caso de atrações locais e pagas, há risco de o público não ‘abraçar’ a causa e eventos podem dar prejuízo.
“A conquista do Teatro de Arena fora da PPP do Cave foi maravilhosa, mas é preciso ‘unir’ outros elementos para que o público possa ir ao local, no caso de uma festa junina, fica difícil porque o local é afastado dos ‘olhos do público’, o pessoal não vê a montagem da festa, e isso dificulta no caso de não ter uma atração nacional. Porém, o lugar tem pontos positivos, como segurança (é cercado) e banheiros para que possam ser usados durante a montagem do evento, os custos são menores”, finaliza.