Zacharias Calil participa de solenidade em prol da Primeira Infância

by Amarildo Castro
  • Presidente da Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância no Congresso, o parlamentar foi um dos propositores da solenidade que busca destacar a importância do período entre a concepção e os seis anos de idade

O deputado federal Dr. Zacharias Calil participou na última quarta-feira, 13, de uma sessão solene na Câmara dos Deputados em homenagem ao Mês da Primeira Infância. Presidente da Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância no Congresso, o parlamentar foi um dos propositores da solenidade que busca destacar a importância da atenção para esse período de desenvolvimento das crianças, compreendido entre a concepção e os seis anos de idade.

O cirurgião pediátrico explica que a importância para o período se dá por formar as bases físicas, cognitivas, emocionais e sociais que acompanharão o indivíduo por toda a vida, moldando o futuro da nossa sociedade. “É obstetrícia, com o acompanhamento pré-natal qualificado, que são dados os primeiros passos para assegurar um desenvolvimento saudável para aquele indivíduo”, avalia o deputado.

Calil considera ainda que a alimentação adequada da gestante, prevenção de doenças, acompanhamento do crescimento fetal e orientação às famílias são medidas fundamentais para garantir que a criança inicie sua trajetória com todas as condições necessárias para se desenvolver plenamente.

Biênio da Primeira Infância

Em sua fala, Zacharias Calil também mencionou um seminário realizado no contexto do Biênio da Primeira Infância (2024-2025), que aconteceu na terça-feira (12), que contou com a presença de parlamentares, autoridades, especialistas, gestores públicos e representantes da sociedade civil. “Foi um encontro que, mais do que promover o debate, reafirmou um compromisso nacional: colocar a primeira infância no centro dos investimentos e das políticas públicas”, disse.

No entanto, ainda há um alerta.“Mais de 55% das crianças de até seis anos vivem em situação de pobreza ou extrema pobreza, e quase 8,1 milhões não recebem qualquer apoio por meio de programas de transferência de renda”, relata Calil. Ainda traz que 2,8 milhões de crianças estão fora da creche por falta de vagas ou excesso de distância e que 12% das crianças de até cinco anos apresentam suspeita de atraso no desenvolvimento, com incidência ainda maior entre aquelas em situação de vulnerabilidade.

“Esses números não são apenas estatísticas. São vidas reais, com histórias, potencialidades e sonhos que dependem das condições que oferecemos agora”, pondera. Dr. Zacharias Calil conclui que “investir nesta fase é investir no presente e no futuro do Brasil”.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário