- Novas construções, entre QEs 19, 21, 36 e QIs 31/33, no Guará II, que já haviam sido anunciadas por este portal no último mês de janeiro trazem novo conceito para a RA X do Guará e apartamentos de alto padrão. Agora, a ‘bola da vez’ é um novo empreendimento comercial de um pavimento, de frente para o antigo Edifício Consei
POR AMARILDO CASTRO
O que já era destaque no último mês de janeiro, as novas construções no chamado ‘Quadradão do Edificío Consei, na Região Administrativa X, o Guará, agora ‘bombou’ de vez. Na tarde da última quinta-feira, dia 27 deste mês de agosto, a reportagem do Blog do Amarildo, após mostrar o crescimento da região no último mês de janeiro, dessa vez flagrou um terreno cercado, já com obras anunciadas em frente ao antigo e famoso edifício (o Consei). Na placa, que traz dados técnicos, mas sem dizer que tipo de comércio na prática será, dá informações que o empreendimento dessa vez tem apenas um pavimento, e que trata-se de um comércio. O terreno em questão, apurou a reportagem, foi vendido pela Terracap há cerca de 10 anos em licitação. Assim como estão vendidas todas as glebas em volta do Consei, restando um espaço restrito para estacionamentos.
A reportagem tentou contato com a Administração do Guará para ter mais informações sobre o tema, mas segundo o Executivo local, quem cuida dessa parte agora é a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Distrito Federal (Seduh-DF). A reportagem tentou contato para saber mais, mas ainda não obteve obteve resposta. Um email foi enviado à Seduh, e assim que a reportagem tiver retorno, atualizará o texto.
De volta ao tema, após publicação de um vídeo nas redes sociais do Blog do Amarildo, alguns leitores sugeriram que por ali, poderia ser a instalação de uma nova unidade de um grande rede de lanchonetes, assim como poderia ser serviços de clínica. Mas por horas, antes da resposta da Seduh, são especulações.
Edifício de luxo, na mesma região, tem apartamentos que chegam a R$ 2,5 milhões

Novo ‘oásis’ da construção civil
Além do novo edifício, com terreno e placa já cercados, a região do Edifício Consei, desde 2024, transformou-se em uma espécie de ‘oásis’ para a construção civil no Guará.
As novas construções trazem um novo conceito em apartamentos de alto padrão. Atualmente, dois grandes edifícios nessa região já foram entregues, e pelo menos mais três estão em fase de construção, com apartamentos que chegam a R$ 2,7 milhões, o que já equivale ao preço de alguns imóveis no Plano Piloto.

Região já tem outros terrenos cercados, onde construções começarão em breve
A explicação de algumas pessoas ligadas ao mercado imobiliário, e ouvidas pela reportagem do Blog do Amarildo é que essa região citada, tem uma boa infraestrutura viária, além de escolas, entre outros serviços, e pelo fato de estar a poucos quilômetros do Plano Piloto e várias regiões administrativas do DF, isso atrai investidores e novos moradores, que buscam em geral, tranquilidade para viver, e com espaços mais ‘robustos’ que no centro de Brasília, como Asa Sul e Norte.
Proximidade com o Plano Piloto
Essa questão de proximidade com o Plano Piloto é sempre citada pelas construtoras, como a Emplavi, que levanta na região o edifício Horizon, e em seu site, anuncia o empreendimento com o seguinte texto: “Com localização estratégica, a poucos minutos do Plano Piloto e acesso rápido a toda a infraestrutura de comércio e serviços que o Guará oferece, o Horizon Club Residence é a convergência perfeita de tudo que você e sua família esperam de um residencial de alto padrão, em sua melhor versão, reunindo, em um só lugar, beleza arquitetônica, modernidade, funcionalidade, sofisticação, segurança e lazer diferenciado, além de uma das vistas mais privilegiadas do horizonte de Brasília, elevando o conceito de exclusividade a um patamar inigualável”.
Outras construtoras que atuam no região, como a Paulo Octávio, que comprou vários terrenos por ali também agem da mesma forma.
Terrenos adquiridos antes da pandemia por meio de licitação da Cooperativa do Exército
Os novos prédios da região do Consei, parte deles estão sendo construídos após venda por meio de licitação de 11 terrenos há cerca de seis anos, quando esses lotes foram vendidos pela União, em áreas que pertenciam anteriormente a uma Cooperativa do Exército. Mas não para por aí. Já os lotes que ficam em frente ao Consei foram licitados pela Terracap e têm uma pegada comercial. Para se ter uma ideia, estão previstos dois grandes empreendimentos no chamado ‘quadradão’ do Consei, onde anteriormente, em períodos de festas juninas, era realizado o São João do Guará.
Por ali, o grupo Anchieta (que hoje comanda o Hospital Anchieta, de Taguatinga), deve construir um prédio para atender clínicas, enquanto o grupo que comanda os supermercados Veneza/Vitália também deve construir, em princípio, um supermercado com pegada mais ‘classe A’.
Cobranças por mais infraestrutura
De resto, o que a comunidade do Guará continua cobrando é melhoria na infraestrutura para atender a esse imenso crescimento, que passa ainda pela construção das recém entregues QEs 48 a 58, além da previsão da construção da QE 60 e alguns outros arranha-céus na cidade.