Brasília recebe Casa da Esclerose Múltipla com experiência imersiva e gratuita

by Amarildo Castro

●   Público terá a oportunidade de vivenciar na prática os sintomas da Esclerose Múltipla com experiências e ambientes sensoriais

    Ação da Merck em parceria com a Associação de Pessoas com Esclerose Múltipla (Apemigos) acontece em 30 de agosto, no Parque da Cidade

Brasília será palco de uma experiência inédita e transformadora: a Casa da Esclerose Múltipla chega à cidade em 30 de agosto, no Parque da Cidade. A iniciativa é resultado da parceria entre a Merck, empresa global de ciência e tecnologia, e a Associação de Pessoas com Esclerose Múltipla (Apemigos), para ampliar a conscientização sobre essa doença neurológica por meio de vivências sensoriais que convidam os visitantes a se colocarem no lugar dos pacientes.

Ambientes imersivos e interativos simulam desafios cotidianos enfrentados por quem convive com Esclerose Múltipla, como visão turva, desequilíbrio, tremores, fadiga e perda de destreza1,2, promovendo uma compreensão empática e educativa sobre a doença. Um estudo inédito, resultado da parceria entre a empresa e a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM) ouviu 476 pessoas com EM de diversas regiões do país, e aponta que o tempo médio entre o surgimento dos primeiros sintomas e a confirmação do diagnóstico é de cinco anos3. Dificuldade para andar (29,2%), tontura (23,1%) e fraqueza muscular (20,6%) estão entre os sintomas iniciais mais relatados3.

“Infelizmente, ainda é comum que pacientes convivam por longos períodos com sintomas aparentemente não relacionados, sem diagnóstico preciso ou tratamento, enfrentando limitações que podem ser temporárias ou permanentes1,2. A Casa da EM aproxima a população dessa realidade de forma sensível e informativa, além de auxiliar na capacitação de profissionais de saúde, possibilitando o diagnóstico e tratamento e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida”, destaca a Dra. Maria Augusta Bernardini (CRM-SP 100.744), diretora médica da Merck para América Latina e Brasil.
Com acesso gratuito, o público poderá explorar três ambientes sensoriais na Casa da EM, com desafios específicos:

●      Sala de Estar: simula visão dupla, turva e dificuldades motoras, com óculos especiais e luvas que imitam tremores;
●      Banheiro: traz desafios de equilíbrio, tontura em base giratória e a sensação de fadiga provocada por calor e pesos;
●      Cozinha: apresenta testes de destreza e coordenação, como quebra-cabeças com peças pequenas e transporte de bandejas com obstáculos.
“Hoje, no SUS, já existe uma série de terapias disponíveis para tratar pacientes em diferentes estágios da EM e em seus subtipos diversos. Por isso, é tão importante aumentar a conscientização e acelerar o diagnóstico”, explica a médica.

Serviço
Casa da EM Parque da Cidade – BrasíliaLocal:  Parque da Cidade – Srps – Brasília, DF, 70655-77
Horário de funcionamento: dia 30/08/2025, das 8h às 17h30h
Ingresso: gratuito
Casa da EM 2025
A edição atual da Casa da Esclerose Múltipla marca presença na cidade de Santos, em São Paulo, no dia 16 de agosto. Já nos dias 22 e 23 de agosto, o projeto acontece em São Paulo, no Museu Catavento, um dos principais espaços culturais da cidade e encerra a temporada e no dia 30 de agosto, em Brasília, ocupando o Parque da Cidade, com o mesmo formato imersivo e gratuito, reforçando o compromisso da Merck com a conscientização nacional sobre a Esclerose Múltipla. Acesse o site e as redes sociais do projeto para mais informações.
Referências1.       Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM). O que é Esclerose Múltipla (EM). Disponível em: https://www.abem.org.br/esclerose-multipla/o-que-e-esclerose-multipla/#:~:text=A%20Esclerose%20M%C3%BAltipla%20(EM)%20%C3%A9,provocando%20les%C3%B5es%20cerebrais%20e%20medulares.2.      CRA analysis of data from GBD 2016 Multiple Sclerosis Collaborators (2019). Global, regional, and national burden of multiple sclerosis 1990–2016: a systematic analysis for the Global Burden of Disease Study 2016. The Lancet. 18: 269-85.3.   Pesquisa ABEM & Merck, v. 01, p. 11, 2025. 

Sobre a Merck
A Merck é uma empresa líder em ciência e tecnologia em Saúde, Life Science e Electronics. Mais de 62.000 colaboradores trabalham para fazer a diferença positiva na vida de milhões de pessoas todos os dias, criando formas mais alegres e sustentáveis de viver. Desde o fornecimento de produtos e serviços que aceleram o desenvolvimento e a fabricação de medicamentos, até a descoberta de maneiras inovadoras de tratar as doenças mais desafiadoras e possibilitar a inteligência de dispositivos — a empresa está presente em todos esses momentos. Em 2024, a Merck gerou vendas de € 21,2 bilhões em 65 países. A exploração científica e o empreendedorismo responsável têm sido fundamentais para os avanços científicos e tecnológicos da Merck. É assim que a empresa prospera desde sua fundação, em 1668. A família fundadora continua sendo a acionista majoritária da companhia, que é listada em bolsa.

A Merck detém os direitos globais sobre o nome e a marca Merck. As únicas exceções são os Estados Unidos e o Canadá, onde os setores de atuação da Merck operam sob os nomes MilliporeSigma (ciências da vida), EMD Serono (saúde) e EMD Electronics (eletrônicos).

Postagens relacionadas

Deixe um comentário